Cinema: “Pollock” de Ed Harris com entrada franca em Pelotas


O Ciclo “A Filosofia e a Pintura no Cinema” exibirá com entrada franca, nesta sexta-feira (16 de Setembro), o filme “Pollock”, de Ed Harris. Diretor norte-americano (1950), Harris é autor de filmes como “O Show de Truman” e “Uma Mente Brilhante”.

O VII Ciclo de Cinema, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 19h, na sala 54 da Faculdade de Odontologia (Rua Gonçalves Chaves, 457, Centro).

A programação completa do Ciclo está disponível no site da UFPel.

16/09 – POLLOCK
pollockPollock, 2000, EUA. Direção: Ed Harris
Com: Ed Harris, Marcia Gay Harden, Tom Bower (122min).
A vida do pintor americano Jackson Pollock, que nos anos 40 revolucionou as artes com suas obras abstratas. Apesar de seu sucesso profissional, sua vida particular não era nenhum mar de rosas. Em 1941 Pollock era apenas mais um pintor quando conhece Lee Krasner (Marcia Gay Harden), também artista plástica, com quem se envolve. Ela se dedica a promover o trabalho de Pollock, até que ele se torna uma celebridade das artes. Mas o alcoolismo, problema que sempre teve, é agravado pela fama. Junto a isso, seus casos com várias mulheres afetam seu relacionamento com Krasner.
Pollock é o primeiro filme dirigido por Ed Harris, que também interpreta o papel-título. Vencedor do Oscar de Ariz Coadjuvante (2001), para Marcia Gay Harden.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*