Cinemas em Rede exibe documentário sobre da ditadura militar na Bahia

A próxima sessão, quinta-feira (8/12), às 19h, do Cinemas em Rede, vai apresentar um recorte de um dos piores momentos da História do Brasil.

A sessão de amanhã integra Pelotas, Porto Alegre, Niterói, Goiânia, São Paulo, Vitória, Salvador e Ouro Preto.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O longa metragem escolhido para a exibição desta quinta-feira (8/12), às 19h, é A Noite Escura da Alma, do cineasta baiano Henrique Dantas. O filme retrata o período da ditadura militar no estado da Bahia, mesclando a linguagem de documentário com performances artísticas. A obra traz ainda depoimentos de importantes personalidades que montam os tempos de violência e dor.

Para o cineasta, o filme retrata o clima de tensão e medo da época por meio da videoarte e da trilha sonora marcante, composta por Lucas Santtana especialmente para o longa. “A ditadura tem um contraste muito duro. Quando comecei a compreender os acontecimentos durante a ditadura militar, me senti bem próximo daquele grito e sentimento de revolução”, declara Dantas.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

A sessão de amanhã integra oito instituições no projeto: Cine UFPel (Pelotas), Cine Arte UFF (Niterói), Cine UFG (Goiânia), Cinemateca Brasileira (São Paulo), Sala Redenção – UFRGS (Porto Alegre), Cine Metrópolis – Ufes (Vitória), Cinema da UFBA (Salvador) e Cine Teatro Vila Rica – Ufop (Ouro Preto).

Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede:
http://culturadigital.br/cinemasemrede/

cinemaemredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *