Clube Fica Ahí completa 91 anos de luta e história


Foto: Infocenter DP - Carlos Queiroz
Foto: Infocenter DP - Carlos Queiroz

O que inicialmente seria apenas um cordão carnavalesco formado por um grupo de amigos, com o decorrer dos anos se tornou um clube de Carnaval. Desde seu surgimento, o atualmente Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo era voltado para negros que na época eram proibidos de entrar em lugares de brancos. Este é só o princípio de uma história que completa 91 anos na sexta-feira (20) e será comemorada com a comunidade pelotense em um almoço seguido de muito samba no domingo.

 

“Muitos dos diretores faziam parte do jornal Alvorada que tinha um posicionamento político, além disso, muitas manifestações negras de combate ao racismo eram organizadas dentro do clube, os grupos se reuniam lá para debater ideias e desenvolver projetos. Foi algo natural”, explica o coordenador de projetos do Fica Ahí, Rubinei Machado, que se criou no clube desde os sete anos.

Leia mais sobre a história do clube Fica Ahí, a sua relação com a luta pelo espaço dos negros na sociedade e seu acervo histórico de livros na edição impressa do Diário Popular desta quinta-feira (19).

Serviço
O quê: comemoração do aniversário de 91 anos do Clube Fica Ahí Pra Ir Dizendo
Quando: domingo, às 12h30min
Onde: Clube Fica Ahí Pra ir Dizendo
Valor: sócios não pagam, mas precisam retirar os seus ingressos na secretaria do clube até esta quinta-feira (19), para não sócios o valor do convite individual é R$ 15,00. Informações pelo telefone

Por: Mônica Jorge
Fonte: diariopopular.com.br