Começa a desmontagem da maior obra do Museu Farroupilha


Foto: Telmo Padilha - Especial DP
Foto: Telmo Padilha - Especial DP

Após a conclusão da restauração do Museu Farroupilha, entregue à comunidade piratiniense em dezembro de 2011, agora a memória farroupilha renasce através do restauro da principal peça do acervo: a tela Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha, de 1926, do artista Helios Seelinger. Nesta quinta-feira (26) uma equipe do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), estagiários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da equipe Defender, estiveram em Piratini para iniciar o processo de desmontagem, registro e transporte para Porto Alegre da maior obra dentro do projeto de restauração de oito telas do Museu Farroupilha, orçado em R$ 285 mil.

A tela retirada da moldura passou por diversos preparativos até ser enrolada e colocada em uma tubulação de 40 centímetros de diâmetro. A moldura também será restaurada. Todo esse trabalho de desmontagem foi necessário porque a obra inteira, que tem dimensões de 3,80 metros por 5,70 metros, não passa na altura da porta do Núcleo de Restauro e Conservação do Margs, em Porto Alegre.

A equipe fez uma análise prévia antes de começar os trabalhos de armazenamento do material. A coordenadora do Núcleo, Naida Corrêa, constatou que a tela não estava em estado caótico e foi higienizada em outro processo de restauração. Também verificou que o bastidor apresentava problemas. Ao chegar no Margs será feita uma avaliação minuciosa do material. Na sexta, a atividade será concluída com o transporte da mesma até a capital. Na próxima segunda-feira devem iniciar os trabalhos de restauração, que teve prazo ampliado para outubro deste ano.

Trabalho
As outras sete peças estão em processo adiantado de restauração. Assim que estiverem concluídas, as obras de arte devem retornar a 1ª Capital Farroupilha.

Por: Juliana Sanches
[email protected]
Fonte: diariopopular.com.br