Começa o restauro da caixa d’água de ferro


ec95855306bcf41acfa1360ccad11393Mais um símbolo do patrimônio histórico e arquitetônico pelotense começa a ser restaurado: a caixa d’água de ferro da Praça Piratinino de Almeida. Hoje (11) o secretário de Cultura do Município (Secult), Mogar Xavier, acompanhado do diretor-presidente do Sanep, Ubiratan Anselmo, entregou a chave do tapume de tela que protege o reservatório à arquiteta Ana Paula de Andréa Danetto, da ATM Construções, empresa responsável pela recuperação do monumento, contratada via licitação, feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

A partir da entrega da chave, a ATM tem 18 meses para concluir o restauro. A obra tem financiamento do Iphan, com contrapartida da Prefeitura. Esta contrapartida se dará na forma de requalificação do entorno da caixa d’água, ou seja, a Prefeitura fará toda a recuperação do local, com arborização, iluminação cenográfica, instalação de novas luminárias, traçados de acessibilidade, passeios, mobiliário urbano, entre as ações de recuperação. Com esta obra, que foi viabilizada por meio de inúmeras tratativas feitas pelo prefeito Adolfo Antonio Fetter junto ao Iphan, a comunidade pelotense poderá contar com mais um local de lazer e contemplar a riqueza histórica do Município.

Conforme o secretário de Cultura, hoje foi dado início a mais uma obra que marca umas das principais características desta gestão, que visa preservar o passado para projetar o futuro. A ATM começa a instalar, ainda esta semana, no local, um novo tapume e tela de proteção para instalação de andaimes. Três contêineres e um barracão também serão instalados pela ATM no entorno no monumento – eles servirão para estrutura de escritório da empresa, depósito de ferramentas, refeitório e armazenamento de material. Além desta estrutura, serão colocados banheiros para os trabalhadores. O Sanep dará suporte para esta instalação, bem como ao esvaziamento total da caixa d’água, que mesmo desativada, ainda contém um pequeno volume de água, necessário para que ela não venha a sofrer maiores deteriorizações.

O Monumento

A caixa d’água da Praça Piratinino de Almeida” é o maior monumento de ferro da cidade. Com circunferência de 150 metros, é sustentada por 45 colunas de 8 metros de altura e sua capacidade é de 1.500 metros cúbicos de água. Sua construção iniciou em 1875, pela firma Hanna Donald & Wilson, de Paisley, Escócia.

Estrutura tombada pelo IPHAN

Em 19 de julho de 1984, a então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) promoveu o tombamento da referida caixa d’água, que é tida como um dos mais importantes exemplares da arquitetura do ferro no Brasil. Assim, o bem passou a integrar o patrimônio cultural de Pelotas e a ser considerado um monumento histórico nacional.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Laura Alam mtb/1928
Fotógrafo: Janine Tomberg