Concha – Editora do sul do RS fortalece a literatura independente

0
239

Mantenedores

Alternativa ao mercado editorial tradicional, a Concha valoriza a literatura local e o trabalho lado a lado com o autor.

15741006_787086968105811_6308636325542469878_nA editora independente Concha nasceu da iniciativa da jornalista e escritora Andréia Pires, no final do ano passado. A falta de espaços para a circulação dos escritores da região sul, percebida em parte pela sua própria trajetória na escrita e na relação com outros artistas, a levaram a construir o projeto.

A proposta tem o intuito de auxiliar, principalmente, escritores riograndinos a publicar e, dessa maneira, fazer com que os textos cheguem até o público leitor. O caminho para a publicação de um livro não é nada fácil e nem barato. O processo de edição envolve diversos serviços. Durante a execução de cada projeto, há a contratação de uma equipe de profissionais para realização das etapas de revisão, preparação dos originais, diagramação, concepção visual, impressão e distribuição. Dessas, a única fase que ainda não consegue ser realizada no município é a de impressão, a que também envolve os custos mais altos.

Andréia afirma que há carência de oportunidades para os artistas locais. Mesmo reconhecendo que houve uma melhoria nas políticas públicas para área, com a criação de uma feira literária, a escritora acredita que há falta de iniciativas do executivo, como a divulgação de editais ou a promoção de prêmios. A distância geográfica dos grandes centros ou até mesmo da capital do estado impossibilita, muitas vezes, a participação nesses concursos e, também, dificulta o acesso às editoras maiores.

Confira a matéria completa:
Uma porta aberta para o sonho de tem um livro na estante

Fonte: repercute.jor.br

Foto Divulgação - Repercute
Foto Divulgação – Repercute

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA