Confidências de uma húngara na Casa do Joquim


Foto: Laureano Bittencourt

Foto: Laureano Bittencourt
Foto: Laureano Bittencourt

A próxima edição de Segunda do Teatro na Casa do Joquim, que será realizada no dia 15 de março, às 20h30min, apresenta as confidências de uma húngara revolucionária, refugiada nos Estados Unidos, nos anos 70. Joice Lima interpreta a mulher solitária, que passa os domingos no café do parque, “esperando o inesperado”. Um dia, o “inesperado” chega, acompanhado de uma linda garotinha de seis anos. Desesperada por encontrar alguém que preencha o vazio dos seus dias, a húngara acaba sendo vítima de um espertalhão.

A interpretação neste esquete deu a Joice o prêmio de melhor atriz do 2º Festival de Esquetes de São Leopoldo, ocorrido em dezembro de 2009.  O texto do italiano Mario Fratti foi traduzido para português e adaptado por ela, a partir de uma versão em espanhol de Enrique Guitart. “Montei este texto pela primeira vez em Madri, em espanhol, no ano de 1994, na época em que fazia um curso de teatro lá. Foi 1995 que apresentei em português, pela primeira vez, no Café Aurora, no bairro Bela vista de São Paulo”, recorda.

Depois de 15 anos sem apresentar “Confidências… A história de uma húngara”, o esquete tragicômico foi retomado no ano passado e integrou a terceira edição do Encontro de Teatro de Pelotas, além de também ter sido apresentado na Casa do Joquim, porém em espanhol. A peça de 25 minutos de duração ganhou um brilho especial com o violino tocado ao vivo pelo músico Paulo Alfrino Borba. O figurino foi criado por Roberto Neves e confeccionado por Ronilda Lima, mãe da atriz. “Em 1995 o esquete tinha sido dirigido Roberto Neves. No ano passado, eu mesma me dirigi, mas houve alguns pitacos, muito bem-vindos!, dos diretores Flávio Dornelles e Camilo de Lélis, de Porto Alegre, que só enriqueceram o trabalho”, conta Joice.

Serviço:
“Confidências… A história de uma húngara”, com Joice Lima e Paulo Alfrino Borba
Segunda-feira, dia 15, às 20h30min, na Casa do Joquim – General Telles, 755 – entre XV e Andrade Neves
Ingresso: R$ 3,00