Contos Gauchescos em cartaz na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre


O longa de Henrique de Freitas Lima, volta a ser exibido ao público na Sala Norberto Lubisco no dia de 30 de novembro.

Foto: Fernando Riegel

O filme Contos Gauchescos voltará à Sala Norberto Lubisco, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, a partir da sexta-feira, 30 de novembro sempre às 14h30. Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado), tropeiro leal e valoroso, que conduz os espectadores por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor, que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense a primorosa ambientação dos usos e costumes do pampa que é uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.

Depois da estreia no último 2 de novembro, cinco mil estudantes já assistiram o longa metragem baseado na obra de Simões Lopes Neto. A montagem cinematográfica é considerada por professores de literatura como via privilegiada de acesso ao livro, que completa o centenário de publicação em 2012.

No elenco, que homenageia os atores gaúchos, destacam-se nomes como Pedro Machado, que conduz o filme no papel de Blau Nunes, tal como na obra literária original, Ingra Liberato,Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lélis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros.Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como J.N. Canabarro,Tom Perez, Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estréia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini. Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor.

O jornalista gaúcho, crítico e Doutor em Literatura Antonio Hohlfeldt comenta que o filme é “Uma bela contribuição à difusão da obra de João Simões Lopes Neto.” A escritora Ana Mariano também escreveu que o “Respeito ao texto, a direção é impecável e a tecnologia é de ponta. Um filme para ver, rever e orgulhar-se.” E a obra ultrapassa fronteiras e ganha destaque no sudeste do País “Fotografia primorosa, ótima reconstituição de época e interpretações convincentes.” Afirma Susana Schild, Crítica de Cinema do Jornal O Globo.

Contos Gauchescos
Retorno as salas de cinemas na Cinemateca Paulo Amorim no dia 30 de novembro, todos os dias às 14h30
Sessões especiais para estudantes podem ser agendadas pelo e-mail [email protected]
Ou pelo telefone (51) 3235.2066

Fonte: bebêbaumgarten/ bd divulgação