Credenciamento do Festival de Música acontece domingo


Alunos de música que participarão da 1ª edição do Festival Internacional de Música do Sesc precisam estar atentos aos horários de credenciamento. Segundo informações do Sesc/Pelotas, o credenciamento dos participantes ocorre neste domingo (06), no período compreendido entre 8h e 12h para alunos de Pelotas e das 14h às 19h, para alunos de fora do Município. O processo de credenciamento se dá no prédio da Faculdade de Tecnologia do Senac – Fatec – situada à rua Gonçalves Chaves, 602.

820bb75b5638a6beff3161898c6ae1cfNa segunda-feira (07), as apresentações têm início, por meio da realização do Concerto de Abertura, que contará com a participação da Orquestra da Unisinos. A apresentação ocorre às 21h, tendo por local o Theatro Guarany. A entrada é franca. No programa: Dvorak, Sinfonia no 08 e Gershwin, Rapsody in Blue.


Festival Internacional de Música tem início quinta-feira

Pelotas será sede, pela primeira vez, de um dos maiores eventos musicais do Mercosul, por meio da realização do I Festival Internacional Sesc de Música. O evento tem início no próximo domingo (06), com o credenciamento dos participantes, e deve reunir, no Município, em 14 dias, grandes nomes internacionalmente reconhecidos no mundo da música, como é o caso do pianista Carlos Morejano, Javier Balbinder (oboé), Jean Philippe Chavey (trompa), Laura de Souza (canto), Marcos Machado (contrabaixo) e Nestor Garrote (oboé), além de alunos de música oriundos de vários estados brasileiros e também da Argentina, Uruguai e Peru.

A programação artística contará com 33 espetáculos, divididos em recitais, música de câmara, concertos e shows de música instrumental, além de mais de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas pelos professores. É na área social, porém, que o festival pretende se destacar com a realização de apresentações em escolas e entidades sociais, envolvendo a comunidade com a música que estará presente nas duas semanas, propiciando contato com estudantes e professores de várias partes do mundo. A programação será levada a comunidades carentes da periferia do Município, bem como a grupos impossibilitados de terem acesso à programação, estabelecendo laços estreitos entre estes e o processo pedagógico e artístico do evento. Por meio do Núcleo de Inclusão e Assistência Social, em parceria com projetos municipais, desenvolvem-se atividades musicais e culturais, com o objetivo de sensibilizar, informar, educar e integrar grupos diversos.

Dentre os locais que receberão os espetáculos musicais que compõem o Festival estão: Theatro Guarany, Conservatório de Música da UFPel, Biblioteca Pública Pelotense, Catedral São Francisco de Paula e Clube Brilhante. O Concerto de Abertura ocorre nesta segunda-feira (07), tendo por local as dependências do Theatro Guarany, às 21h, e contará com a apresentação da Orquestra da Unisinos, que atua desde 1996, composta somente por cordas, porém, em apresentações especiais como esta, ganha o reforço de instrumentos de sopro, contrabaixo, guitarra e bateria.

Segundo os organizadores, o município de Pelotas sediará o Festival em função de sua grande importância histórica no cenário cultural da América do Sul, pela facilidade de logística e pela existência de equipamentos culturais, como teatros e universidades. A ideia é tornar esta primeira edição, um marco, abrindo portas para que outras se realizem e desta forma inserir o Município, definitivamente, na rota dos grandes festivais de música, como ocorre atualmente com os estados de São Paulo (Campos do Jordão), Santa Catarina (Jaraguá do Sul), Minas Gerais (Poços de Caldas), e as cidades de Curitiba, Brasília e outras.

O I Festival Internacional Sesc de Música será realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas, Unisinos, Expresso Embaixador, Conservatório de Música da UFPel e Sociedade Pelotense Música pela Música, entre os dias 06 e 19 de fevereiro.

Fonte: pelotas.com.br