Cultura e tradição: 4º Palco Sesc Nativista movimenta a Capital

O 4º Palco Sesc Nativista iniciou no dia 04 e segue até 16 de setembro na capital gaúcha. A programação prevê diversas atrações culturais que exaltam a cultura dos pampas. Todas as ações possuem entrada franca.

Até o dia 16 de setembro, ocorre em Porto Alegre o 4º Palco Sesc Nativista. Em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Arte Sesc – Cultura por toda parte realiza diversas atrações para toda família sobre a cultura gaúcha e shows nativistas no Acampamento Farroupilha/Casa do Gaúcho (Av. José Loureiro da Silva, 255), com uma programação totalmente gratuita. Mais informações sobre o 4º Palco Sesc Nativista podem ser obtidas junto ao Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), pelo telefone (51) 3284-2070 e Facebook www.facebook.com/sescportoalegre.

O 4º Palco Sesc Nativista tem uma programação especial às crianças e os jovens, com o objetivo de ensinar e cultivar a cultura gaúcha. A Ciranda Escolar promove contação de histórias, espetáculos teatrais e danças folclóricas na Casa do Gaúcho. Entre as atividades estão danças regionais, com o CTG Raízes do Sul (06/09), “Contos da Floresta” (11/09), “Negrinho do Pastoreio” (12/09), “Cantos e Contos do Rio Grande do Sul” (13/09), “Causos do Romoaldo” (14/09) e “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”. A programação é exclusiva para escolas, que devem realizar o agendamento pelo e-mail vera.lucia.mb@hotmail.com ou no telefone (51) 9686-4166, com Vera Lúcia.

Foto: Josiely Alvares
Foto: Josiely Alvares

Já o palco principal do Acampamento Farroupilha recebe três shows, no dia 16 de setembro. A partir das 19h, Os Irmãos Machado, Thomas (vencedor The Voice Kids) e Eduardo, se apresentam com clássicos da música gaúcha e sertaneja como Menino da Porteira, Beijinho Doce, Querência Amada e Céu Sol Sul Terra e Cor. Às 20h, o CTG Raízes do Sul, com o seu grupo de danças folclóricas, faz show de músicas clássicas do repertorio gaúcho, tipos de trajes e explicação sobre os mesmos, histórico das danças a serem apresentadas: tradicionais gaúchas e de salão. Já às 20h30, ocorre o Tributo à Mulher Gaúcha, com Liane Tavares, que vai cantar músicas com temas relacionados a mulheres que foram marcantes na história e cultura gaúcha.

4° Palco Sesc Nativista – Porto Alegre
Data: 4 a 16 de setembro
Locais: Palco Principal e Casa do Gaúcho, no Acampamento Farroupilha – Parque Harmonia (Av. José Loureiro da Silva, 255)
Ingressos: Entrada franca. Para as atrações da Ciranda Escolar, escolas podem realizar agendamento através do e-mail vera.lucia.mb@hotmail.com ou pelo telefone (51) 9686-4166

Programação completa

Palco Principal – 16 de setembro

19h – Os irmãos Machado
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Sinopse: o show de Thomas (vencedor The Voice Kids) e Eduardo consiste em clássicos da musica gaúcha e sertaneja como Menino da Porteira, Beijinho Doce, Querência Amada e Céu Sol Sul Terra e Cor.

20h – Apresentação do grupo de danças folclóricas
CTG Raízes do Sul
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Sinopse: apresentação de Músicas clássicas do repertorio gaúcho, tipos de trajes gaúchos e explicação sobre os mesmos, histórico das danças a serem apresentadas, apresentação de Danças tradicionais gaúchas e Danças gaúchas de salão e oficina com participantes

20h30 – Tributo à Mulher Gaúcha – Liane Tavares
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Sinopse: Liane Tavares, cantora, de longa trajetória na música e na cultura tradicionalista, uma das maiores expressões musicais do cenário atual gaúcho. “Tributo à Mulher Gaúcha” apresentará músicas inéditas e já gravadas, que foram interpretadas ou compostas, por grandes cantoras/artistas gaúchas e latinas (com temas relacionados a mulheres que foram marcantes na história e cultura gaúcha). Liane Tavares que tem uma marcante interpretação no palco e um repertório escolhido criteriosamente para esse projeto apresenta um belíssimo espetáculo, enaltecendo a música e a cultura e a mulher gaúcha.

Ciranda Escolar – Casa do Gaúcho
Data: 06/09
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h
Danças Folclóricas
CTG Raízes do Sul
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: apresentação de Músicas clássicas do repertorio gaúcho, tipos de trajes gaúchos e explicação sobre os mesmos, histórico das danças a serem apresentadas, apresentação de Danças tradicionais gaúchas e Danças gaúchas de salão e oficina com participantes. O CTG Raízes do Sul foi fundado em 20 de julho de 1986, tem como lema “O CTG Raízes do Sul traz na alma gauderia as coisas do pampa”. O grupo mirim busca desenvolver a criança através de brincadeiras e danças tradicionais objetivando formar o futuro cidadão.
Classificação: Livre
Duração: 30min

Contos da Floresta
Data: 11/09
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h
Cia Fantomania Teatro de Bonecos (RS)
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: em um pequeno bosque coisas estranhas estão acontecendo. Após fazer uma aposta com os amigos, Gaudêncio, um gaúcho “tri macho”, se depara com várias assombrações. Envolvente, descontraído e muito animado, Contos da Floresta é um espetáculo de teatro de bonecos que reúne várias técnicas de manipulação, proporcionando momentos agradáveis e divertidos.

Negrinho do Pastoreio
Data: 12/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Cia Fantomania Teatro De Bonecos (RS)
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Negrinho, um menino escravo sem nome, era encarregado do pastoreio de alguns animais. Pois de uma feita o pobre negrinho, que já vivia as maiores judiarias nas mãos do patrão, perdeu um animal no pastoreio. O Patrão muito bravo, bateu nele com um chicote feito de rabo de tatu. Não satisfeito com a punição, jogou o negrinho num formigueiro. Mas Nossa Senhora sua madrinha de coração o ajudou. Desde então o negrinho do pastoreio ficou sendo o achador das coisas extraviadas.

Cantos e Contos do Rio Grande do Sul
Data: 13/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Beto Hermann
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: A dupla “Gauchinho” (Beto Herrmann) e “Gauchão” (Rogério Hoch) mais uma vez irá divertir a criançada com um show lúdico, descontraído e educativo a respeito de nossas tradições gauchescas. No espetáculo, eles contam causos e lendas como o boi Tatá e o Negrinho do Pastoreio, e também dançam a chula e o pézinho com a criançada. O público é agraciado com várias canções gauchescas, entre elas o “Canto Alegretense”, o Hino do Rio Grade do Sul, “Prenda Minha”, “Querência Amada” e ainda assiste a uma divertida trova, com direito a muitas surpresas e risadas!

Causos do Romualdo
Data: 14/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Grupo Coletivo Artístico Palco Aberto (RS)
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Causos do Romualdo é um espetáculo – contação de Histórias baseado na obra de Simões Lopes Neto. Três atores recebem o público com trilha sonora ai vivo. De forma encenada, 3 atores apresentam o personagem Romualdo e seus causos que beiram o inacreditável das situações com toques de realismos fantástico. São seis contos escolhidos, interpretados de forma lúdica e engraçada pelos atores Mariana Rosa, Júlia Kieling e Rodrigo Marquez com música ao vivo.

As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
Data: 15/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Grupo: TIA (RS)
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: um espetáculo artesanal, original e de caráter inédito no Rio Grande do Sul. Resgata um Patrimônio, valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Na história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor e claro tudo regado com muito amor e chimarrão, pois este, na mala de um gaúcho, não pode faltar.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte
Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Fonte: Niágara Braga – Usina de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *