Curso sobre literaturas africanas de língua portuguesa na ONG Cirandar em Porto Alegre


Demétrio Paz ministra a atividade, que integra as reflexões do Dia da Consciência Negra.

projeto-cirandarO professor Demétrio Paz irá ministrar o curso Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em Parspectiva, promovido pela ONG Cirandar a partir das reflexões sobre o Dia da Consciência Negra. O objetivo é oportunizar um conhecimento sobre a produção literária dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A atividade prevê leitura e discussão de textos literários, discussão da temática racial e étnica como elemento constitutivo da identidade, além da apreciação da literatura como forma de representação do mundo. Serão três encontros: nos dias 25/11, 2/12 e 9/12, sempre das 14h às 18h na Ong Cirandar (Rua dos Andradas, 1780 – 3º andar). As inscrições custam R$ 150 e podem ser feitas clicando aqui. Todo o investimento no curso será revertido para as ações comunitárias desenvolvidas pelo Cirandar.

Demétrio Paz é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS (2011) e Pós-Doutor em Letras pela UFRGS (2015). Atualmente é professor adjunto de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo (RS), com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Teoria da Literatura.

A Ong Cirandar é uma organização sem fins lucrativos que dialoga e repensa alternativas para a educação, a transformação e a inclusão dos sujeitos culturais, comunicativos e criativos. Desenvolve projetos de democratização do acesso ao livro e à leitura e do acesso à cultura e fruição artística, de promoção da música e valorização da cultura popular, além do fortalecimento institucional de organizações do terceiro setor.

Fonte: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*