Debate sobre Poesia com Maria Carpi em Porto Alegre

Evento do 5º Sesc Mulher acontece na terça-feira 21 de março, na unidade do Centro, com a também poeta Eliane Marques e mediação de Priscila Pasko.

Desde 8 de março, o Sistema Fecomércio-RS/SESC está com uma programação especial relativa ao Dia Internacional da Mulher. Com atrações até o fim do mês na Capital, o 5º Sesc Mulher contempla as diferentes manifestações artísticas. A literatura está representada pelo debate “Poesia em Pauta”, que ocorre no dia 21 de março, terça-feira, às 16h30min, no Espaço Saber e Lazer do SESC Centro (Av. Alberto Bins, 665).

MARIA CARPI Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A premiada autora MARIA CARPI foi chamada para discutir, juntamente com a jovem poeta Eliane Marques, o tema “A mulher como agente de escrita, a poesia com o olhar feminino”, tendo mediação de Priscila Pasko. Também escritora, a jornalista tem se dedicado, nos últimos anos, à questão do espaço das mulheres na literatura, por isso foi destinada pela organização do evento para estar presente nesta atração. Segundo ela, sugeriu duas convidadas que representassem perspectivas diferentes.

Priscila considera a obra de Maria Carpi muito importante. “Como o evento trata de poesia, ninguém melhor que ela para conversar sobre o tema. Além de ser uma excelente oportunidade de aproximá-la do público leitor”, avalia. Já Eliane Marques faz parte de uma geração diferente da Carpi: “Ela apresenta uma poesia bastante cuidadosa e cerebral, digamos. Acredito que esta troca vai ser bastante enriquecedora para todos”.

Após o compartilhamento de reflexões, a escritora nascida em Guaporé em 1939 – que começou a escrever versos na adolescência – autografará seus mais recentes títulos, lançados em 2016: O cego e a natureza morta (um único poema, dividido em três cantos) e O desvario do pólen (lançado na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, é uma seleção de poesias escritas quando Maria ainda era universitária, entre 1960 e 1964).

MARIA CARPI estreou na literatura somente em 1990, com Nos Gerais da Dor, título que arrebatou o prêmio de Revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) daquele ano. Com quatro Açorianos no currículo, sendo finalista de um Jabuti, três vezes Melhor Livro do Ano em Poesia pela AGES, a escritora tem uma longa produção, apesar de ter começado a publicar tardiamente, aos 50 anos. Hoje, aos 77, comenta que tem prontos ainda mais de 20 títulos, ainda sem previsão de lançamento.

“Não elegi nascer amada.
Amada deixo-me morrer
sem a visão do amante
que ausente espera.
Não elegi escrever o poema,
mas vivê-lo, e, escrevente
não sendo, deixo escorrer
o velo da ausência que o gera.”
(Maria Carpi)

5º SESC Mulher – PROGRAMA

Retrato da autora Maria Carpi pelo filho, Miguel Carpi Nejar, quando criança.
Retrato da autora Maria Carpi pelo filho, Miguel Carpi Nejar, quando criança.

Terça-feira, 21/03, às 16h30min, no SESC Centro POA:
POESIA EM PAUTA – Comemorando os dias Internacional da Mulher e da Poesia, 8 e 21 de março, respectivamente, as autoras Maria Carpi e Eliane Marques, ambas consagradas com o prêmio Açorianos de literatura, debatem sobre a mulher como agente de escrita, a poesia com o olhar feminino. Como mediadora a jornalista e autora Priscila Pasko.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Entrada franca
As interessadas devem se inscrever pelo e-mail culturacentro@sesc-rs.com.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3284-2070, no site sesc-rs.com.br/centro e na página www.facebook.com/sescportoalegre.

AUTÓGRAFOS APÓS O BATE-PAPO:
capa O Desvario do Pólen Crédito Gilberto PerinO DESVARIO DO PÓLEN – Poesia – MARIA CARPI
128 páginas
Capa: Fotografia de Gilberto Perin
Edições Ardotempo – 2016
Valor: R$ 35,00
capa O Cego e a Natureza MortaO CEGO E A NATUREZA MORTA – Poesia – MARIA CARPI
144 páginas
Capa: Fotografia de Gilberto Perin
Edições Ardotempo – 2016
Valor: R$ 35,00

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Fonte: Caroline Zatt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *