Dj Helô e Davi Batuka – A busca pelos sons


Intitulada Organic Groove, na festa do mês de outubro, a Dj Helô convida o percussionista Davi Batuka para compor uma noite onde a mistura de elementos e instrumentos orgânicos de origem árabe, africana, brasileira, como balafon, didgeriddo e tambores, juntamente com beats e sons da natureza, promete a fusão de ritmos, sons e estilos musicais numa concreta busca pelos sons.

Prometida há mais de um ano, a noite do dia 15 traz ao Clube chove não Molha um encontro de sonoridades. Segundo Davi Batuka, o desafio dessa festa é o de mesclar esses elementos, buscando a essência dos grooves, misturados com instrumentos orgânicos criando as sonoridades, como é o caso do didgeridoo, que é um instrumento australiano utilizado para criação de mantras e sons de relaxamento, é a busca pelo som. O show e o som bebem em fontes como Naná Vasconcelos, Ramiro Mussoto e Hermeto Pascoal. No palco, grooves’n beats, gravados anteriormente em parceria com Dione Silveira no Estúdio A Vapor, funcionam como uma espinha dorsal, onde são misturados instrumentos de percussão ao vivo.

O projeto conta com o apoio de uma equipe formada por importantes agentes culturais da cidade de Pelotas que nasce desde a concepção inicial do projeto, passando pela parte técnica como iluminação, captação de áudio e vídeo, e produção executiva, com o respaldo da Dj Helô.

Na concepção do show, o percussionista resgatou em composições e trilhas autorais os elementos para a mistura dessa festa, de forma que ao mesmo tempo seja dançante e orgânico. A proposta é um trabalho interativo de multiplicidades sonoras, com a percussão sendo inserida na festa.

Davi Batuka cedo agregou a música à sua vida, e dela faz seu trabalho, acompanhando diversos músicos e artistas. Instrumentista, com influência das mais variadas, dedica-se à pesquisa de instrumentos exóticos, sempre em busca de novos sons e ritmos.

Equipe:
Davi Batuka – músico, instrumentista, idealizador e realizador do projeto
Dione Silveira – diretor musical, programação musical e guitarras
Bárbara Hypolito – produção executiva
Lauro Maia – gravação multi-pista e operador de som
Felipe Campal e Alberto Alda – câmera e captação de vídeo
Betinho – projeção de imagens
Edu da Matta – concepção e vídeo experimental
Chico Maximila – cenário e iluminação
Beatriz Rodrigues – documentação fotográfica
Coletivo Outro Sul – comunicação
Gábi Mesquita – percussão
Andruz Tomé – intervenção cênica
Helô – Dj – som mecânico

Texto: Bárbara Hypolito

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*