e-cult terá nova seção sobre Design e Cultura Material Pelotense

A proposta está lançada. A partir da próxima quinta-feira, dia 28 de junho, teremos mais uma seção no e-cult destinada à difundir a produção cultural de Pelotas, assinada pela designer Renata Gastal.

“A ideia vem acrescentar o trabalho que o ecult está fazendo desde 2009, embora com um pequeno diferencial. Além da divulgação de matérias sobre cultura, turismo, gastronomia, educação e eventos que acontecem em Pelotas e região, com esta nova seção estaremos trazendo para a roda de discussão os produtos culturais da cidade.” Deco Rodrigues – Gestor de Conteúdo

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Sobre a Proposta (por Renata Gastal)

Os produtos são a materialização da cultura, do saber, das técnicas, da tradição e também da inovação e da criatividade. As formas, as cores, a volumetria, os materiais e as texturas já reconhecidos nos bens imóveis pelotenses, são elementos que também se manifestam nos objetos da vida diária que modelam a cidade.

Diante da efervescência cultural de Pelotas, é o momento ideal para falarmos das vestimentas, dos artefatos, dos espaços criativos, dos instrumentos, do artesanato, da ilustração, dos mobiliários, e tantos outros elementos que compõe a identidade pelotense. Instruir para a consciência do produto cultural é importante para a construção da identidade, o fortalecimento da economia local, o incentivo ao turismo, e à valorização daquilo que é próprio da região.

Durante as próximas semanas vamos apresentar para o leitor da e-cult conteúdos exclusivos que discorrem sobre a técnica, a estética, o valor, a função, o saber e a produção da cultura material local.

Esperamos que gostem da proposta que elaboramos para esta nova seção. Estaremos fazendo a ponte entre Design e a cultura pelotense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *