Encontro de educadores do OTROPORTO alinha projeto pedagógico


Encontro Educadores - Foto: Nauro Junior

Os coletivos que integram as ações do OTROPORTO passaram por uma imersão para formação do projeto pedagógico que irá nortear as ações do projeto a partir deste ano.

Encontro Educadores Foto: Everson Vieira
Encontro Educadores Foto: Everson Vieira

O encontro foi conduzido pelo educador Guy Barcellos e reuniu representantes dos projetos Hip Hop em Movimento, Porto Memória, Sofá na Rua e Instituto Hélio D’Angola. “Foi um momento de reflexão pedagógica e construção de um projeto político pedagógico que servirá como base para a práxis – a prática docente dos educadores”, destaca Guy.

O processo se desenvolveu a múltiplas mãos e teve como objetivo a elaboração de uma carta de valores e princípios. ”Os principais fundamentos balizadores, escolhidos pelos educadores para nortear a práxis foram: amizade, amor, respeito e conhecimento”, observa. Os coletivos participantes integram os projetos permanentes do OTROPORTO, iniciativa capitaneada pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense no processo de revitalização da orla portuária. “O conceito do OTROPORTO (antigo Porto das Artes) se baseia na promoção de oficinas e atividades voltadas à comunidade, com foco na formação, inclusão e cidadania de jovens e adultos através do compartilhamento de saberes”, destaca Duda Keiber, coordenador do OTROPORTO.

Os propósitos de cidadania, criticidade e a dialeticidade foram os principais nortes destacados no encontro, que fez nascer o documento pedagógico que respaldará as atividades do projeto para o futuro. “Enxergo um resultado muito positivo, com a plena participação de todos os agentes, onde dialogamos sobre questões diversas – o que pensamos em relação ao que fazemos e o que efetivamente fazemos”, resume Guy. Para ele, o resultado mais significativo dos debates foi a homogeneidade dentro da heterogeneidade. “A diversidade de pensamento e o fato de estarmos todos buscando a mesma coisa, cada um trilhando o seu caminho, mas todos buscando o grande objetivo que é a cidadania, o desenvolvimento sustentável e o despertar para uma vida com sentido e para uma vida poética”, finaliza.

Encontro Educadores - Foto: Nauro Junior
Encontro Educadores – Foto: Nauro Junior

HISTÓRICO – Guy Barcellos é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS e autor dos livros “Manual de Implantação de Museus Escolares”, “Farmacopeia Pedagógica” e de artigos sobre alfabetização científica, epistemologia e docência, museus escolares e bioquímica estrutural em periódicos da área e livros no campo da Educação e da Popularização das Ciências.

Fonte: Gabriela Mazza
Satolep Press – Comunicação e fotografia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*