Encontro de Teatro é sucesso de público

Fotógrafo: Rafael Amaral
Fotógrafo: Rafael Amaral

O 3º Encontro de Teatro de Pelotas encerra neste sábado (24), porém já pode ser considerado um grande sucesso, tanto de público quanto de qualidade dos espetáculos apresentados. Durante estes três primeiros dias de Encontro, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de assistir a espetáculos com alta qualidade técnica e cênica, alguns espectadores, inclusive, travaram pela primeira vez, um contato com o mundo cênico.

As apresentações tiveram início na Colônia Z3, onde um número significativo de escolares pode assistir ao espetáculo o “Enigma de Cid”, dirigido pelo experiente Flávio Dornelles. Este e todos os outros espetáculos apresentados na seqüência contribuíram para o sucesso absoluto do Encontro, que, descentralizado, criou novas oportunidades, novas platéias e novos saberes em relação às artes cênicas. As apresentações, que tiveram por local, escolas do município, mexeram com o imaginário do público infantil, a ponto de eles próprios, interagirem com atores e diretores e, literalmente, mergulhar na história encenada. Cada um dos espetáculos apresentados, dentro de sua proposta de concepção, alcançou o objetivo de passar uma mensagem, perfeitamente assimilada por sua plateia.

Para a diretora do Theatro Sete de Abril, Annie Fernandez, o sucesso que vem sendo alcançado, fruto de inúmeras parcerias, precisa, necessariamente, ser ampliado com vistas ao próximo Encontro, que acontece em 2010. Neste sentido, ela já planeja a ampliação de locais que possam receber os espetáculos, especialmente as escolas. “Percebemos que a nova fórmula, essa nova concepção de descentralização, dá certo na prática, pois teatro,dança, e todas as outras manifestações culturais, precisam, necessariamente se aproximar das comunidades”, explica ela.

Quanto às apresentações no palco do Theatro, Annie também soma motivos para comemorar: “Tivemos lotação em todas elas”. Um exemplo disso foi o espetáculo apresentado na tarde de hoje (23), ocasião em que a atriz e diretora Geanine Escobar apresentou seu espetáculo denominado “Assuma sua Negritude”, que lotou as dependências do Theatro por intermédio da presença de seis escolas e dois grupos. Geanine, ao final do espetáculo, recebeu uma série de convites para futuras apresentações em escolas locais.

Amanhã, ultimo dia do Encontro, a comunidade das Doquinhas receberá o talento do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto, a partir das 19h. A direção do Theatro informa que em caso de mau tempo, o espetáculo acontecerá nas dependências do foyer do Theatro. Às 20h o Grupo Malv de Teatro sobe ao palco para a apresentação de “A Família Pefeita”. No clube Caixeiral, acontece, às 21h30, a apresentação do Núcleo de Teatro da UFPel, que encerra as apresentações cênicas por intermédio do espetáculo “Crias”, de Adriano Moraes. Encerrando a programação do Encontro, festa de encerramento, reunindo os participantes do Encontro, tendo por local a Baiúca, localizada na Rua 3 de Maio, 626.

Fonte: pelotas.com.br