Escritores de “Dark City, Figuras e Figuraças de Pelotas” autografam na 43ª Feira do Livro


DC CAPAOs escritores de “Dark City, Figuras e Figuraças de Pelotas” estarão presentes na 43ª Feira do Livro para Sessão de Autógrafos neste sábado (7), às 19h. O livro foi lançado em 2013, na cidade de Pelotas, tendo sua primeira tiragem logo esgotada. Agora, sai a segunda edição com texto revisado.

Dezoito autores conhecidos da cidade escreveram sobre 37 personagens. Historiadores, jornalistas, cronistas e um psicólogo reuniram-se sob a organização (ou desorganização, como prefere o autor) do historiador e cronista Márcio Ezequiel.

Ezequiel tem mestrado pela UFRGS e é colaborador na mídia impressa, já tendo publicado outras duas coletâneas com crônicas de viés histórico, Leia Antes de Jogar Fora (2011) e Organizador autografou na Feira do Livro de Porto Alegre na quarta passadaAgenda, o livro dos dias (2013).


Entre os coautores que aceitaram o convite-desafio de Ezequiel, Manoel Magalhães, Mario Osorio Magalhães, Francisco Vidal, José Luís Marasco, Caiuá Al-Alam, João Félix Soares Neto, Lúcio Xavier e Zênia de Leon.

Alguns dos personagens abordados:

Belizário, Bedeuzinho, Manuel Padeiro, Judite, Totada, Deus te livre, Voz de  gato,  Joquim, Elvira Arruda, Fernando Melo, Francisco Santos, Zé Amaro, Mirim, Simões Lopes, Tarzan Minhoca, Dr. Chico Louco, Cardeal, Marcola, Lobo da Costa e A-Cores.

Se alguns personagens são mais famosos que outros, como o inventor Joquim (Joaquim Fonseca) cantado por Vitor Ramil ou o lendário Dr. Chico, outros são mais conhecidos no âmbito popular, como o Alfredinho da Bicicleta, o Tarzan Minhoca e a Joana Sem Calça.

O organizador iniciou o projeto em 2011 trocando ideia na Feira do Livro de Pelotas com Mario Osório Magalhães, falecido em 2012. O historiador chegou a enviar-lhe alguns textos para colaborar com o volume. A fim de homenageá-lo, Ezequiel escreveu uma crônica, reconhecendo-o também como uma das figuraças da cidade.