Escritores visitam Bibliotecas Comunitárias do Cirandar em Porto Alegre

0
164

Mantenedores

Alexandre Brito e Caio Riter participam de atividades de mediação de leitura junto a crianças que frequentam as bibliotecas comunitárias da Chocolatão e Ilha Grande dos Marinheiros.

Aproximar os autores de seus leitores e promover a democratização e o acesso à leitura. Esses são os objetivos do “Encontro com escritor”, projeto desenvolvido pelo Cirandar – Centro de Integração de Redes, que promoverá atividades com os escritores Alexandre Brito e Caio Riter e as crianças e familiares frequentadores das bibliotecas comunitárias geridas pela organização. As duas atividades são gratuitas e abertas ao público.

A primeira atividade será neste sábado (21/4),a partir das 14h, na Biblioteca Comunitária Chocolatão (Residencial Vila Nova Chocolatão – R. Mario Juarez de Oiveira, 261). Alexandre Brito fará a mediação de leitura do seu novo livro Muito Esquisito, de poesia infantil. A obra nos convida a conhecer animais imaginários muito esquisitos. Em seguida, ele participa de um bate-papo com as crianças e jovens da comunidade. A atividade também marca a Semana do Livro, celebrada entre os dias 14 e 23 de abril.

No dia 12/5 será a vez de Caio Riter, que é padrinho da Biblioteca Comunitária do Arquipélago(Rua da Cruz, 5 – Ilha Grande dos Marinheiros). A atividade inicia às 10h,com um passeio pela comunidade, seguido de um piquenique literário, em que o autor fará a mediação de leitura do livro Cinco Girafas no Espaço. A obra traz poesia, fantasia e uma nave espacial onde vivem girafas e Marias.

ENCONTRO COM ESCRITOR: Alexandre Brito na Chocolatão
Data: Sábado (21/4)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Comunitária Chocolatão (Residencial Vila Nova Chocolatão – R. Mario Juarez de Oiveira, 253)
Entrada franca | Aberto ao público

ENCONTRO COM ESCRITOR: Caio Riter na Ilha Grande dos Marinheiros
Data: Sábado (12/5)
Horário: 10h
Local: Biblioteca Comunitária do Arquipélago (Rua da Cruz, 5 – Ilha Grande dos Marinheiros)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

ALEXANDRE BRITO
Alexandre Brito é escritor e músico. Prêmio “Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano de 2012”, com “Museu Desmiolado” (Ed. Projeto, 2012), também selecionado para o Catálogo Brasileiro da Bologna Children’s Book Fair 2012 e Biblioteca Itaú Criança da Fundação Itaú. Desenvolve um trabalho poético-musical, tanto para adultos como para crianças. Tem participado de festas e feiras literárias pelo Brasil, bem como de inúmeros projetos de incentivo à leitura. Acaba de lançar Muito Esquisitopela editora. Pulo do Gato.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

CAIO RITER
Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável, entre outros. Formado em Jornalismo e em Letras, ministra aulas no ensino fundamental e médio, desde 1987, atuando também como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação. Ministra oficina literária de narrativa e de literatura infantil. Participa como palestrante em cursos de capacitação de professores em várias cidades do Rio Grande do Sul, momento bastante rico de troca e de aprendizagem. Todavia, com certeza, ser professor, estar em contato diário com adolescentes, sempre foi e será a melhor escola. Possui vários livros publicados, entre eles A filha das sombras, O rapaz que não era de Liverpool, Meu pai não mora mais aqui, Sete patinhos na lagoa e Contos populares do Sul.

Fonte: Raphaela Donaduce Flores

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA