Espetáculo infantil discute violência na escola


porto-alegre-agenda-fabricio-carpinejar-teatro-bruno-kiefer-bCrianças de todas as idades e adultos terão a oportunidade de assistir a um espetáculo infantil que tem como tema a violência no ambiente escolar, e a partir dele fazer uma reflexão com relação ao tema. Esta é a proposta do espetáculo teatral denominado “Filhote de Cruz Credo”, que será apresentado no Theatro Sete de Abril, no início do próximo mês (03/12). A peça é inspirada no livro de Fabrício Carpinejar “Filhote de Cruz Credo: a triste história alegre de meus apelidos”, e conta parte da história e dos problemas do próprio autor e de tantas outras pessoas, que quando crianças, tiveram problemas com a violência escolar ou bullying.

Entende-se por bulliyng, todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando desta forma angústia e dor. Estas ações são executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as principais características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. Dentre as principais ações designadas como bullying, pode-se destacar: colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, humilhar, sacanear, fazer sofrer, discriminar, excluir e outros.

O espetáculo será apresentado em única sessão, no dia 03 de dezembro, ás 15h, no Theatro Sete de Abril e contará com a atuação da jornalista e atriz Laura Medina ( apresentadora e editora chefe do programa Vida e Saúde da RBS TV).

Assim como no livro, a peça mostra Fabrício (personagem principal), que prefere ficar desenhando sozinho na sala de aula na hora do recreio para evitar a chacota dos colegas. Esta implicância comum entre as crianças é narrada com humor, sem, no entanto, maquiar a angústia que ela causa.

Os ingressos para o espetáculo começam a ser comercializados a partir do dia 24 deste mês na bilheteria do Theatro Sete de Abril no valor de R$ 10,00. Contato para grupos de escolares pode ser feito por intermédio do telefone (51) 92186068.

Fonte: pelotas.com.br