Exposição de Janete Flores reverencia liturgia umbandista


O Espaço Arte da Câmara dos Vereadores receberá a exposição Na banda do um, da artista visual Janete Flores.

A montagem da exposição será aberta ao público e acontece às 12h do dia 04. A exposição comçea dia 05 e se estenderá para além da Edição de Lançamento do FESTIVAL DE INVERNO DE PELOTAS, ficando no local até o dia 11 de agosto. O horário de visitação será das 08 às 14h.

Na banda do Um é um trabalho de instalação que tem como referência elementos da liturgia da Umbanda, resultado de grande pesquisa da artista. Orixás , Caboclos, Entidades e seus afins são objetos da exposição que une a técnica do nanquim sobre papel com a reprodução digital. Também oferendas – como pé-de-moleque, arruda, velas coloridas – e instrumentos musicais – tambores – compõem a obra. A exposição abre espaço para o sincretismo religioso, com a apresentação de material escrito com orações de orixás e santos correspondentes.

Esta exposição é a segunda fase da pesquisa “Entre Deus e o Intelecto” , que iniciou com os anjos e depois seguiu com orixás e entidades da linha da umbanda. Esta pesquisa também teve parte de seu desenvolvimento no evento itinerante e ao ar livre Piquenique Cultural, que recebeu a artista em cinco de suas seis edições, sempre desenvolvendo a pesquisa.

Segundo Janete, sua inspiração para realizar este trabalho “surgiu num sonho, sonhei com Miguel, o anjo que me mostrou por onde seguir, depois dele os outros surgiram…”.

As obras expostas são reproduções das originais e interessados em adquirir poderão entrar em contato com a artista para a comercialização após o término da exposição. Os valores arrecadados serão destinados ao tratamento de saúde da cantora Giamarê.

Atualize-se: festivaldeinvernodepelotas.blogspot.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*