Fantaspoa 2017 – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre

0
271

Mantenedores

Fantaspoa 2017 apresentará mais de 100 filmes entre 19 de maio e 04 de junho, muitos deles com sessões comentadas pelos diretores.

O festival homenageia os diretores norte-americanos Katt Shea, Jeff Lieberman e Bill Plympton, aposta em atividades de inclusão e capacitação e enfatiza a presença feminina no cinema de gênero.

O Fantaspoa vem construindo sua história há 13 anos. A cada edição percebemos maior envolvimento de seus curadores e equipe e uma adesão cada dia mais representativa da comunidade. Durante o festival, Porto Alegre respira cinema. Não é incomum cruzarmos com grupos de amigos, com suas maquiagens e figurinos peculiares, saindo de uma sessão de cinema, ou ouvirmos discussões acerca do tema em mesas de bares e restaurantes da cidade. Também não é raro ouvirmos outros idiomas ou sentarmos à mesa de uma churrascaria típica e nos depararmos com cineastas famosos, que estão na cidade para curtir o festival e apresentar seus filmes. Toda essa movimentação reforça que o caminho é esse e que o Fantaspoa tornou-se um dos grandes festivais mundiais do gênero e está sediado aqui, em Porto Alegre.

O XIII Fantaspoa homenageará o diretor norte-americano Jeff Lieberman, cuja sólida e respeitada filmografia conta com cultuadas obras do cinema de gênero; o diretor norte-americano Bill Plympton, o maior animador independente do mundo, com uma carreira multipremiada que conta com duas indicações ao Oscar; e Katt Shea, também norte-americana, que é uma das mais proeminentes e bem-sucedidas vozes do cinema fantástico dos anos 1990. Todos os homenageados estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas após as sessões. O público terá a oportunidade ímpar de participar, gratuitamente, de workshop de direção cinematográfica ministrada por Katt Shea; e de masterclass sobre animação com Plympton.

Fantaspoa Toda La Noche – Especial assombração

Festa de abertura do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre com música, projeções e com as presenças de cineastas e convidados do festival.

A Fantaspoa Toda La Noche acontece dia 19 de maio, sexta, no porão da clássica Casa de Teatro! Reunindo o público e os convidados que fazem cinema no Fantaspoa, a festa é para os apaixonados por filmes fantásticos e música boa. No som, clássicos do rock, novidades indie, trilhas e psicodelias. Na pista rolam intervenções durante a noite, com apresentações sensuais burlescas! Entre as atrações promovidas pelo Von Teese, as Brigittes com um número burlesco clássico, Gustavo Duarte homenageando Psycho e Ana Carolina Netto com uma vibe vampirística! Para os cinéfilos, projeções de filmes fantásticos clássicos a noite toda.

No line up Roger Lerina, que vai preparar um set especial para a abertura; a atriz convidada do festival Ilirida Memedovski; o diretor e músico Fabian Forte, RafaHell; e a residente Jade Primavera, além de um mini set com as garotas do Von Teese!

As imagens da festa remetem a um bosque assombrado, com um clima assustador de rituais mágicos femininos. Fábio Alt criou uma arte em que as modelos Caroline Disegna e Diovana Gheller desnudas só têm corpo até o final do véu translúcido, num truque em que abaixo disso os corpos ficam transparentes no cenário. Uma fotografia arte que representa o clima que vamos levar para essa noite mágica!

E mais: o aquece antes da festa da Casa de Teatro é no Von Tesse High Tea & Cocktail Bar, onde será lançado o drink Fantaspoa, produzido especialmente em homenagem ao Festival!

Para mais fotos e informações: Jade Primavera – jadeprimavera@gmail.com – (51) 993196799

Toda la Noche – festoa de abertura do XIII Fantaspoa
19 de maio de 2017, a partir das 22h
Casa de Teatro de Porto Alegre – Rua Garibaldi, 853.

Ingressos no local: R$ 15,00

Link para o evento: https://www.facebook.com/events/1923673014580533/
Link para a Fanpage: https://www.facebook.com/fantaspoatodalanoche

Créditos: Fotos e arte: Fábio Alt – Alt Artes
Produção: Jade Primavera

Fabio Alt - Cartaz Toda La Noche - festa de aberturaFantaspoa 2017

Além das atividades de formação, o Fantaspoa promoverá um workshop de atuação ministrado pelo argentino Emiliano Romero (multipremiado diretor de cinema, também professor de atuação); um workshop de produção cinematográfica, ministrado pela suíça Annick Mahnert (atuante no cinema de gênero da atualidade); um workshop de efeitos especiais com ênfase em pirotecnia e tiro falso para cinema, televisão e publicidade, ministrado pelo argentino Franco Burattini (requisitado especialista em efeitos especiais de seu país); e uma masterclass de storyboard, ministrada pela norte-americana Elizabeth Schuch (diretora de cinema e artista plástica, que trabalhou no desenvolvimento de storyboards de filmes como Mulher Maravilha e Pacific Rim: Uprising). Todas as atividades de formação oferecidas serão gratuitas.

A curadoria da décima terceira edição do Fantaspoa destaca a atuação feminina na sétima arte. Se a indústria cinematográfica como um todo é dominada pela presença masculina nas posições hierárquicas mais elevadas, a produção de cinema de gênero é ainda mais androcêntrica. Mas há atualmente uma gradual mudança positiva nesse sentido, que se percebe na seleção deste ano, com nada mais nada menos que quinze mulheres assinando a direção de longas-metragens. Sete delas participarão presencialmente do evento e conversarão com o público sobre suas obras, além da produtora Annick Mahnert, que representará a laosiana Mattie Do. Além disso, na sessão de abertura do evento será exibido “O Livro de Birdie”, dirigido pela norte-americana Elizabeth Schuch e que conta com elenco totalmente feminino. O filme, em que o Fantaspoa assina a produção, obteve uma ótima recepção em sua estreia, na quadragésima edição do importante Festival de Gotemburgo, e lançou o nome de Elizabeth como uma das mais promissoras vozes da sétima arte da atualidade.

No Instituto Goethe de Porto Alegre, será realizada a tradicional sessão musicada com o clássico Da Aurora à Meia-Noite, de Karl Heinz Martin, musicado ao vivo pela talentosa banda Marcelo Fruet e os Cozinheiros, uma das revelações musicais gaúchas dos últimos anos, presente em festivais pelo mundo, além de ter recebido quatro Prêmios Açorianos de Música e um troféu de Melhor Música Original no Festival de Gramado. A trilha sonora executada ao vivo durante a projeção foi criada pelo grupo exclusivamente para a ocasião.

Serão realizadas duas Sessões Petrobras à meia-noite de clássicos do cinema de gênero. Com presenças dos diretores das obras, que conversarão com o público, a Cinemateca Capitólio Petrobras abrigará sessões memoráveis de Holocausto Canibal, de Ruggero Deodato – considerado primeiro found footage do mundo e precursor de sucessos de público bem posteriores, como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal; e Hardware – O Destruidor do Futuro, importante marco do cinema de ficção científica, que alçou à fama repentina o jovem diretor sul-africano Richard Stanley.

O XIII Fantaspoa, dando continuidade à iniciativa de realizar mostra itinerante, realizará sessões gratuitas em cidades gaúchas – principalmente em escolas públicas. A iniciativa, que tem o objetivo de levar a experiência cinematográfica a públicos com pouco acesso a salas de cinema, trata da democratização de cultura e do estímulo ao interesse da apreciação da sétima arte. Também foram pensadas atividades com internos da FASE RS, de forma a estimular o exercício de cidadania dos jovens por meio da cultura.

As salas Cine Santander Cultural e Cinemateca Capitólio Petrobras integrarão a programação do festival. Esta última também abrigará a inédita exposição “Restos”, concebida pelo premiado artista plástico, cineasta e apresentador da série televisiva Cinelab Kapel Furman, com quadros elaborados a partir de sobras de filmagens. E as festas – já tradicionais e esperadas – pontuam a abertura e o encerramento do festival, que ainda terá uma memorável noite com shows das bandas gaúchas Ornitorrincos e Phantom Powers, e da catarinense Os Legais.

Os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho planejaram o XIII Fantaspoa a partir de mais de 2.100 inscrições, o que permitiu a realização de uma seleção de muita qualidade, marcada pela diversidade de olhares e estilos. “Em tempos incertos e de rápidas mudanças como os atuais, percebemos o quanto necessitamos de contadores de histórias: a programação, estimulando um escapismo necessário, prova o poder que o cinema tem de impactar, questionar, instigar e inspirar as pessoas. E por que não?, mudar o mundo.”

XIII Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
De 19 de maio a 04 de junho
Cine Santander Cultural – Av. Sete de Setembro 1028. Centro Histórico.
Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.
@ Fantaspoa_2017_Cartaz (1)
Apresentação: Petrobras e Governo Federal
Patrocínio: Petrobras, Banrisul, Elecnor Renováveis, Ventos do Sul
Co-Patrocínio: Prana Filmes

Curadoria: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho
Direção e produção: Fantaspoa Produções

Para mais informações, acesse www.fantaspoa.com

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA