Festival Gay Friendly – Celebrar a Igualdade e pular o carnaval


Para celebrar o carnaval em grande estilo a cidade de Pelotas recebe o Festival Gay Friendly, que acontecerá no dia 11 de Fevereiro (sábado) no luxuoso e histórico Clube Caixeral, localizado às margens da principal praça da cidade, chamada Coronel Pedro Osório.

O país inteiro sabe da fama que a cidade sustenta quando o assunto é homossexualidade. Os pelotenses, quando saem de sua terra, constantemente são alvo de chacota, é logico que tudo não passa de uma brincadeira. Porém, o assunto só se promoveu por uma convivência de diferenças, desta vez cultural. Pois bem, no século XVIII Pelotas vivia o maior ciclo econômico de sua história, o ciclo do charque. Os charqueadores que faziam desta terra a Europa dos pampas também mandavam seus filhos estudarem do outro lado do oceano e da lá vinham cheios de refinamentos e modas. Para o xucrismo dos gaúchos, um choque.

Pelo viés desta fama que percorre por todos os cantos do Brasil, o casal ativista do movimento LGBT ou GLS (para quem ainda preferir) Adriano Stylle e Maicon Nachtigall moldam a partir deste ano o então “Baile” como um “Festival Gay Friendly”, segundo Maicon, a ideia é promover Pelotas como uma cidade amiga dos gays, uma cidade que possa receber turistas, como já acontecia no tradicional baile. “Este ano realizamos pela terceira vez o evento e já sabemos que teremos muitos turistas da região e até da fronteira”, afirma. Para Adriano, é muito importante fazer com que o turismo gay também gire em Pelotas. “Nós sabemos o quanto outras cidades como Floripa e o próprio Rio de Janeiro que já se denominam cidades “Gay Friendly” (cidade amiga dos gays) faturam com o turismo e também amadurecem a conveniência entre as diferenças, a jornada é longa e difícil, mas sempre há um começo”, comenta o Produtor.

O evento promete um clima que combine com o suntuoso clube e relembre os tempos de outrora, personalidades da região e de outros estados chegarão em carros de luxo para passar pelo tapete vermelho, assim como todos os foliões que quiserem. Flashes, entrevistas, público e luzes, os esperam. Na pista da frente será entregue o troféu “Leões da igualdade”, um reconhecimento do festival a destaques da causa LGBT. Logo após, um divertido baile de carnaval acontecerá no salão principal e na pista do lateral um espaço destinado à música eletrônica.

A programação do festival começa as 20:00 horas, os ingressos podem ser adquiridos diretamente na secretaria do Clube Caixeral (com entrada pela lateral da rua Anchieta), os valores são de R$25,00 por pessoa e a mesa pelo valor R$150,00 com capacidade para 4 pessoas.

Uma noite de carnaval e inclusão, uma ótima oportunidade para Pelotas conviver de maneira mais igual.

Assessoria de imprensa do festival