Festival Internacional Sesc de Música confirma Músicos de 21 nacionalidades


IV Festival Internacional SESc de Música Pelotas-RS Quinteto de Metais no Chafariz das Nereidas Foto: Flávio Neves

Evento será realizado entre 16 e 27 de janeiro de 2017, em Pelotas. As inscrições já estão abertas, no www.sesc-rs.com.br/festival (aba “Alunos), e seguem até 17 de julho.

Considerado um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, o Festival Internacional Sesc de Música já está com a grade de professores definida para a 7ª edição, que ocorrerá entre os dias 16 e 27 de janeiro de 2017, em Pelotas/RS.

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé e Corne Inglês, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão, Violão Clássico, Canto Lírico, Piano, Composição, Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica são as classes disponíveis. Entre as modalidades de inscrição estão: aluno bolsista integral (recebe hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação), aluno bolsista parcial (recebe alimentação – almoço e janta) e aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas (a seleção dos alunos para essas vagas são de responsabilidade da UFPel). A lista de alunos selecionados será divulgada no dia 18 de agosto de 2016.

Os alunos das 23 classes disponibilizadas terão a oportunidade de aperfeiçoamento com profissionais de 21 nacionalidade (confira, logo abaixo, a relação).

Sobre o Festival – O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. “Entregar esta nova edição reforça o importante trabalho de formação que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. Trabalho esse que leva mais cultura à população em todos os cantos da cidade e permite a troca de experiência entre profissionais de diversos países e alunos, que a cada ano enxergam o Festival como uma referência de qualidade na área”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.

A edição 2017 do evento contará com mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos, de dezenas de países. A programação contemplará nove concertos no Theatro Guarany, dois espetáculos nos palcos externos, oito recitais de alunos, nove concertos de Música de Câmara e 15 recitais na comunidade, todos gratuitos.

O diretor artístico do Festival de Música, o maestro Evandro Matté, revela que no encerramento, em que a Orquestra Acadêmica é a grande atração, será encenada a cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com participação de orquestra, coro adulto, coro infantil e solistas. “Com equilíbrio entre qualidade, gestão, diversidade e educação, o Festival pretende se destacar não somente como um dos mais importantes festivais de música, mas também como um evento de grande amplitude cultural e social, contribuindo para a solidificação das ações culturais do Sesc/RS em nosso Estado e contribuindo para a desenvolvimento cultural da cidade de Pelotas e do Rio Grande do Sul como um todo”, explica Matté.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.

::: PROFESSORES 7º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

Prática de Orquestra (Orquestra Acadêmica)
Evandro Matté (BRA/RS)
José Luis Gomez Rios (VEN)

Prática de Banda Sinfônica (Banda Sinfônica Acadêmica)
Marcelo Jardim (BRA/SP)

Violino
Emerson Kretschmer (BRA)
Emmanuele Baldini (ITA)
Linus Roth (ALE)
Marcello Guerchfeld (BRA/RS)
Yang Liu (CHI/EUA)

Viola
Hella Franck (BRA/RS)
Horácio Schaffer (BRA/SP)
Roman Spitzer (ISR)

Violoncelo
Mássimo Macri (ITA)
Stanimir Todorov (BUL)

Contrabaixo
Alberto Bocini (ITA)
Éder Kinappe (BRA/RS)

Flauta
Artur Elias (BRA)
Wally Hase (ALE)

Oboé
Christoph Hartmann (ALE)
Viktória Tatour (BIE)

Clarinete
Diego Grendene (BRA/RS)
Michel Lethiec (FRA)

Fagote
Adolfo Almeida Jr (BRA/RS)
Martin Kuuskmann (EST)

Trompa
Andrej Zust (ALE)
Gustavo Constenla (URU)

Trompete
Tiago Linck (BRA)
Valentín Garvie (ALE/ARG)

Trombone Tenor
José Milton Vieira (BRA)

Trombone Baixo
Darrin C. Milling (USA)

Tuba
Albert Kathar (BRA/RJ)

Saxofone
Marc Sieffert (FRA)

Eufônio
Fernando Deddos (BRA/PR)

Harpa
Liuba Klevtsova (RUS)

Percussão
Clarissa Severo de Borba (FRA)
Douglas Gutjahr (BRA/RS)

Violão Clássico
Isabel Siewers (ARG)

Canto Lírico
Eiko Senda (JAP)
Patrícia Morandini (ITA)

Piano
Catarina Domenici (BRA/RJ)

Composição
Fernando Mattos (BRA/RS)

Fonte: Daniela Heck – Usina de Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*