Festival Manuel Padeiro com inscrições abertas até janeiro


Foto: Infocenter DP

As inscrições ao Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação encerram no próximo dia 15 de janeiro e devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.festivalmanuelpadeiro.com.br. O Festival teve sua data de realização adiada para o mês de abril de 2012, entre os dias 11 e 14, tendo por local o Parque da Baronesa. As inscrições que já foram efetivadas continuam valendo.

Foto: Infocenter DP

Segundo o diretor-executivo do evento, Duda Kaiber, a transferência de data se deu em função da falta de tempo hábil para a captação de recursos para a realização do Festival. “Fomos selecionados pela Lei Reaunet, porém o período de captação de verbas se aproximou demais da data de realização do Festival, tornando-o inviável na data anteriormente proposta”, conta ele. Duda comenta ainda que buscou apoio junto ao empresariado local, entretanto, por questões contábeis não obteve êxito. Ele explica que ao apoiar projetos como este, os empresários recebem como contrapartida 100% de isenção no Imposto de Renda, porém o processo é feito sobre o lucro real do estabelecimento e não sobre o lucro presumido. “Parece apenas um detalhe contábil, mas complica em muito a captação”, desabafou ele, que continua em busca de parceiros para a realização do evento.

 

O aporte de recursos é de fundamental importância para que o Festival não perca em qualidade e se consolide como um dos maiores festivais de cinema a céu aberto do país. Empresários que tiveram interesse em colaborar com a realização do evento podem entrar em contato com o próprio Duda, por meio do endereço eletrônico [email protected] ou ainda pelo telefone (53) 8112-9112.

 

O festival

O Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, realização da Gaia Cultura e Arte juntamente com o Curso de Cinema e Animação da UFPel, contando ainda com o apoio da prefeitura de Pelotas, constitui-se em uma das maiores mostras cinematográficas a céu aberto do país.

 

A primeira edição do evento ocorreu na zona colonial do município (7º Distrito – Quilombo/Trilha Jardim) e reuniu cineastas, estudantes e apreciadores de cinema de vários estados brasileiros e do exterior. A edição reuniu 120 trabalhos oriundos de 14 estados diferentes, além de uma obra oriunda da Espanha.

Em sua segunda edição, que teve por local da mostra competitiva o Parque da Baronesa, o Festival repetiu o sucesso da primeira edição e ratificou seu objetivo de estimular a produção cinematográfica local, inserindo Pelotas na rota dos grandes Festivais de Cinema do país e tornando o município um polo de discussões acerca da sétima arte. Reunindo 209 filmes distribuídos entre as categorias animação, videoclipe, documentário e curta-metragem ficção, a 2ª edição premiou ainda o melhor filme, melhor diretor, atriz/ator, direção de arte, fotografia, roteiro e trilha sonora.

Fonte: diariopopular.com.br