Guadalupe deve sair em novembro


A HQ Guadalupe, roteirizada por Angélica Freitas e desenhada por Odyr Bernardi, está prestes a ver a luz do dia. Odyr comunicou na quinta-feira o envio para a Companhia das Letras das 110 páginas da história, com previsão de lançamento em novembro. Mais tarde, o prolífico quadrinista publicou no Facebook  a versão em quadrinhos da entrega das páginas no Correio, satirizando a possibilidade de extravio.

A colaboração entre os pelotenses é descrita por Odyr como “realismo fantástico, comédia alucinógena, road trip pelo interior do México”. Em seu site  ele dá mais informações sobre o desenvolvimento e a revisão que o trabalho, pronto desde 2009, sofreu depois do sinal verde da editora. De brinde, a sinopse escrita pela poeta:

“Às vésperas de completar 30 anos, tudo o que Guadalupe Vega quer é esquecer o trabalho que tem no sebo de Minerva, seu tio travesti. No meio do pior engarrafamento do ano (ela aproveita os engarrafamentos para ler os clássicos), fica sabendo que a a avó, Milagros, morreu ao chocar sua scooter com um tacomóvel. Como Guadalupe tem o furgão de Minerva Livros, é a única que pode cumprir o último desejo da avó: um enterro com banda de música em Oaxaca, cidade onde nasceu.”

Texto: Roberto Soares Neves