II Ciclo de palestras e vivências do Guayí Mirim em Pelotas


No dia 16 de setembro, próximo sábado, a Associação Sophia e o Espaço de Convívio Infantil Guayí Mirim convidam para um encontro sobre a Pedagogia Waldorf em Pelotas.

O II Ciclo de palestras de vivências que ocorrerá no Centro Cultural Ânima e no Espaço de Convívio Infantil Guayí Mirim, tratará da Pedagogia Waldorf, criada no início do século XX pelo educador austríaco Rudolf Steiner, e emitirá certificado de participação aos inscritos. Poderão participar pais, mães professores, futuros professores de educação infantil e interessados.

II Ciclo de palestras de vivências do Guayí Mirim
Neste período do ano, celebra-se na Pedagogia Waldorf o poder da iniciativa e da coragem para conseguirmos dominar as forças pessoais e sociais que nos mantém estagnados e em atraso com o bem coletivo. É a época de Micael, colocando-nos à reta ação, com prontidão e atuação para formar um mundo novo, nos aproximando da compreensão do amor e da solidariedade.
Nesse sentido, no intuito de fomentar o movimento crescente da Pedagogia Waldorf pelo Brasil e compartilhar conhecimentos sobre essa prática pedagógica permeada de arte e cultura, esse grupo de educadores irá realizar dois momentos de palestra e vivência.

Programação

Manhã:
09:00 – Chegada com café da manhã
09:30 – Palestra: Escola, saúde e arte: um diálogo necessário.
A humanidade, através dos tempos e de suas necessidades e oportunidades de evolução, caminhou para uma especialização tão grande em tudo que acabou gerando uma dinâmica de separação das partes em relação ao todo. Nós não ficamos fora dessa separação e, por consequência, a escola acaba pensando o ser humano de maneira segregada também. Mas nós somos um todo, único e dinâmico. Qual seria então a melhor forma de educar para promover a saúde do ser humano como um ser integral?
Facilitadoras:
Tiele Schuller – Pedagoga, professora da Escola Waldorf Querência, em Porto Alegre.
Junelise Pequeno Martino – Professora, Mestre em Pedagogia/UFPel, artesã e jardineira Waldorf do Guayí Mirim.
Onde? Centro Cultural Ânima – R. Gonçalves Chaves, 2862 – Centro – Pelotas

Tarde:
14:30 – Vivência: A arte de contar histórias
A educação da criança por meio da contação de histórias; as relações e os valores humanos no contexto lúdico dos contos; os elementos naturais na elaboração de cenários e histórias, os tipos de contos para cada fase do desenvolvimento infantil.
Facilitadoras:
Maria Cristina Treptow Marques – educadora, contadora de histórias, astróloga.
Junelise Pequeno Martino – Professora, Mestre em Pedagogia/UFPel, artesã e jardineira Waldorf do Guayí Mirim.
Onde? Espaço de Convívio Infantil Guayí Mirim – R. Dr. José Ottoni Xavier, 112 – Três Vendas

* Atividades para adultos. Crianças são bem vindas para brincar no nosso quintal, desde que acompanhadas por um responsável.
* Contribuição mínima sugerida para cada atividade: 20 reais. Estudantes 10 reais
Inscrições: [email protected]
Informações: 53 98123-5778 whats
O evento conta com os apoios do Restaurante ECO, a Cooperativa Teia ecológica, do Centro Cultural Ânima, da RádioCom e dos bolinhos CoisdiVó.

21587378_1600243193354364_618036195696879963_o

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*