III Piquenique Bixo Verde: Compartilhar experiências em Bagé


Memória dos shows do II Piquenique Bixo Verde. Foto: Fabrício Marcon***

Vivenciamos nos últimos tempos um movimento de ebulição artística na cidade de Pelotas, com a formação de diversos coletivos de pessoas querendo compartilhar suas produções e seus interesses em artes visuais, teatro, dança, cinema, literatura… e tantas outras formas de expressão possíveis.

Também o interior, o “Sul Profundo”, que nos falava Sandra Pesavento**, não poderia estar alheio ao movimento de erupção cultural que está acontecendo. Essa é a proposta que poderemos vivenciar com o III Piquenique Bixo Verde, que acontecerá em Bagé entre os dias 07, 08 e 09 de outubro, com acampamento e diversas atividades culturais.

O Bixo Verde, que também se reivindica como um coletivo, é composto por pessoas desejosas de “novas formas de ação, mobilização, criação, produção”, como os próprios se definem. Este acampamento de três dias, com uma intensa programação, é uma possibilidade de troca muito interessante, lembrando eventos como o Psicodália (de SC), Morrostock (de Sapiranga/RS) e, por que não, eventos como os Festivais de Inverno que ocorrem por todo o Brasil (e que recentemente a cidade de Pelotas acolheu a sua primeira edição), ou até eventos como a Virada Cultural (SP/SP), que promovem a modificação da relação entre o homem e a cidade, através da música, da arte, da criação.

II Piquenique Bixo Verde. Foto: Fabrício Marcon***

Neste acampamento, os bixos verdes poderão contar com uma programação musical que acompanhará o acampamento durante os três dias, com a apresentação de diversas bandas de Bagé, Pelotas e também de Porto Alegre. Entre elas, estará uma das revelações do rock alternativo da capital gaúcha, Electric Mind. As meninas de Rio Grande, Bagé, Porto Alegre e Canoas que compõem a banda estarão apresentando suas composições autorais, compartilhando o palco com mais de 15 bandas que se apresentarão entre sexta, sábado e domingo.

Oficina de Máscaras - II Piquenique. Foto: Fabrício Marcon***

Também haverá uma série de oficinas, como as de Permacultura, Ecologia doméstica, Maracá, Tye dye, Filtro dos sonhos, Dj, Mandalas, bem como de edição de imagens digitais, teatro, e cursos como o “de teatralidade humana, experimentações estéticas do afeto”.

Para os papais e mamães, no domingo o acampamento também contará com o Espaço “Bixinho Verde”, promovendo um espaço de recreação infantil.

O III Acampamento Bixo Verde tem a entrada franca. Convida-se, entretanto, à colaboração espontânea de 1 (um) Kg de alimento não perecível por pessoa, para que a arrecadação seja doada às entidades socialmente comprometidas da cidade.

Importante lembrar, também, que dia 09, domingo, é o primeiro aniversário do Piquenique Cultural em Pelotas.

Serviço:
III Acampamento Bixo Verde em Bagé/RS
Das 14h de 07/10/11 (Sexta-Feira) até às 21h de 09/10/11 (Domingo)
Entrada Franca (Solicita-se a contribuição voluntária de 1 kg de alimento não perecível.
Para programação completa e maiores informações, visitem: http://www.bixoverde.org/?a=11&id=3
Contato: [email protected]

Texto: Beatriz Rodrigues
www.flickr.com/photos/bigatrice

* Historiadora e fotógrafa. Para conhecer seus trabalhos fotográficos recentes, visite: www.flickr.com/photos/bigatrice e http://bigatrice.blogspot.com/

** historiadora gaúcha falecida há pouco tempo, e que passou boa parte de sua vida dando voz aos marginalizados pela história e pela historiografia do Rio Grande Sul.

*** Fabrício Marcon é dseigner e fotógrafo. Para conhecer seus trabalhos, visite: http://www.flickr.com/photos/cadeafoto/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*