Ilumiara (MG) terá apresentação gratuita em Pelotas e mais 8 cidades gaúchas


Foto Divulgação

Grupo mineiro Ilumiara circula no RS em outubro pelo Sonora Brasil Sesc, em Pelotas o show será apresentado no dia 19 de outubro (quarta-feira), na Bibliotheca Pública Pelotense e a entrada é franca.

O terceiro circuito do 19º Sonora Brasil Sesc (2015/2016), com a temática “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”, tem início no dia 16 de outubro, com o grupo mineiro Ilumiara. Formado por Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli, o grupo realizará apresentações em nove cidades gaúchas até o dia 25: Canoas, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Ijuí, Carazinho e Passo Fundo. Porto Alegre já recebeu a apresentação em agosto, durante a 3ª Mostra Sonora Brasil Sesc. Mais informações podem ser obtidas junto à Unidade do Sesc de cada município e pelo site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Ilumiara é formado por cinco músicos da cidade de Belo Horizonte que também atuam como pesquisadores, sendo o único dos quatro grupos em circulação pelo Sonora Brasil que não está relacionado a uma prática da tradição. Além das músicas apresentadas, o grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil. Sua apresentação leva ao público um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição, diretamente em suas fontes, ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros como Mário de Andrade, Oswaldo de Souza e Ayres da Mata Machado. O grupo interpreta vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea.

O Sonora Brasil procura despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no País, incentivando novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. “Quebradeiras de Coco Babaçu” (Maranhão) é o próximo e último grupo a circular no Estado pelo Sonora Brasil Sesc, em novembro.

19º Sonora Brasil “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”
Circuito 3: “Ilumiara” (MG)
16/10: Canoas
17/10: Montenegro
18/10: Camaquã
19/10: Pelotas
21/10: Alegrete
22/10: Santa Rosa
23/10: Ijuí
24/10: Carazinho
25/10: Passo Fundo

Sonora Brasil
Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015, promoveu 430 concertos em mais de 120 cidades brasileiras. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o País, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*