Inicia Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas


Foto: Infocenter DP - Jô Folha
Foto: Infocenter DP - Jô Folha

Começa nesta segunda-feira (19) o 1º Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas. Organizado pelo Núcleo de Música Contemporânea do Conservatório da Universidade Federal de Pelotas (NuMC/UFPel), o Festival traz convidados do Brasil e da Argentina que discutirão o trabalho colaborativo entre compositores e intérpretes e as várias dimensões do fazer musical que englobam este processo. O evento prossegue até quinta-feira com atividades nos três turnos.

O Festival vem sendo trabalhado há dois anos, período que foi selecionado para receber financiamento da Funarte. “O projeto deveria ter acontecido no ano passado, mas a gente só recebeu o Prêmio Funarte (de apoio a festivais de música) no início deste ano”, explica o professor James Corrêa, que juntamente com a professora Joana Holanda, coordena o evento.

Escolhas
Sobre a escolha do tema, o professor fala da colaboração entre compositores e intérpretes: “É uma maneira de trabalho que está se desenvolvendo bastante”. Estes dois profissionais juntos em projetos quebram um paradigma, no qual o intérprete é um simples executor e do trabalho do compositor, uma pessoa reclusa ao seu ambiente de criação.

Em Pelotas, durante os quatro dias do Festival, estarão grandes artistas da música contemporânea como a pianista Catarina Leite Domenici, professora da UFRGS, a soprano norte-americana Martha Herr, o compositor de música, professor universitário, pesquisador argentino Dante Grela e o violonista Daniel Murray, de São Paulo.

Para todos os públicos 
Junto com os convidados estarão os músicos integrantes do NuMC. Nesses quatro dias, o Festival irá oferecer à comunidade mesas-redondas, workshops, ensaios abertos e concertos.

Serviço
O quê: 1º Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas
Quando: desta segunda-feira (19/11/2012) até quinta-feira
Onde: no Centro de Integração do Mercosul e no auditório da Canguru
Mais informações no blog do evento.

Por: Ana Cláudia Dias
Fonte: diariopopular.com.br