Inscrições abertas para a 1ª Mostra A Vapor de Música Autoral em Pelotas


Estúdio pelotense ganhador de troféu no Latin Grammys 2016 abre inscrições para sua primeira Mostra Autoral, com inscrições abertas até três de março de 2017.

O prêmio foi conquistado em novembro de 2016 ao disco Derivacivilização, de Ian Ramil, do qual Lauro Maia, sócio do A Vapor Estúdio, foi o engenheiro de som.

16707279_1637011416594292_8836620180659612553_oEm março, o A Vapor Estúdio realiza a primeira edição da Mostra A Vapor de Música Autoral, com objetivo principal de difusão e divulgação da música autoral feita em Pelotas e com um objetivo secundário de caráter competitivo, o qual tem por finalidade permitir que os músicos obtenham registros fonográficos e/ou audiovisual de seus trabalhos.

Em 2016, profissionais do Estúdio deram início a uma primeira etapa de pesquisa, trabalhando no sentido de identificar músicos que atuam nas regiões mais afastadas do centro da cidade, através de conexões com agentes locais e de divulgação nos bairros.

Agora, os realizadores estão recebendo inscrições de artistas que tenham interesse em se apresentar na Mostra. As apresentações acontecerão nos dias 25 e 26 de março, na Esplanada do Theatro Sete de Abril. O principal objetivo da Mostra é levar esses trabalhos a público e permitir ao público interessado conhecer um pouco da música produzida em Pelotas. O único critério para participar da seleção é desenvolver trabalho musical autoral que ainda não tenha sido lançado profissionalmente em áudio ou audiovisual.

Ainda que a Mostra não tenha caráter competitivo, um júri escolherá, a partir das apresentações, alguns artistas para ter músicas registradas em estúdio, em áudio e vídeo, com todo o suporte de um produtor fonográfico.

A Mostra A Vapor de Música Autoral nasceu a partir de observações dos profissionais que compõem o A Vapor Estúdio, durante seus 6 anos de atuação na cidade. Apesar de Pelotas possuir uma riquíssima e movimentada cena cultural e especialmente musical, diversas razões – geográficas, sociais, econômicas, culturais – ainda afetam a circulação de artistas nessa cena. Muitos músicos ainda não conseguem acessar os principais eventos e manifestações e/ou não têm a possibilidade de registrar seus trabalhos com qualidade técnica.

Por essa razão, a Mostra A Vapor de Música Autoral mantém seu foco nesses artistas, dando prioridade àqueles que aparecem menos (ou até mesmo não aparecem) no cotidiano da cena musical da cidade, buscando os músicos que estão nos bairros periféricos e que tenham pouco ou nenhum registro de seus trabalhos em áudio ou vídeo.

Se Pelotas ocupa uma posição periférica dentro do contexto brasileiro, esta Mostra busca conhecer e divulgar os talentos que estão “na periferia da periferia”.

Mostra A Vapor de Música Autoral
25 e 26 de março de 2017
Esplanada do Theatro Sete de Abril
Inscrições abertas até 03/03/2017
Informações: [email protected]
Facebook: facebook.com/mostraavapordemusicaautoral
Realização: A Vapor Estúdio
Financiamento: Prefeitura Municipal de Pelotas/Secretaria Municipal de Cultura (Edital de Eventos)
16707279_1637011416594292_8836620180659612553_o

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*