Inscrições para o Festival Internacional Sesc de Música iniciam amanhã (26) em Pelotas


O II Festival Internacional Sesc de Música abre nesta sexta-feira (26), as inscrições para interessados em participar dos cursos de instrumentos, recitais, palestras e concertos, programação destinada a estudantes de música dos níveis intermediário e avançado/profissional. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.sesc-rs.com.br/festival

Os cursos e oficinas, divididos em jazz, instrumental brasileira, madeiras, piano, música antiga, regência de Banda Sinfônica, canto coral, inclusão digital, choro e cordas têm aulas nos turnos da manhã, tarde ou ainda o dia inteiro. Em diversos horários ocorrem apresentações e espetáculos gratuitos para toda a comunidade.

A proposta desta segunda edição do Festival é fazer com que, durante 13 dias, a cidade “respire música”, tanto nos espaços mais sofisticados quanto nas periferias. O evento oportuniza momentos de aprendizado que atrai alunos de várias partes do Brasil e de outros países do Mercosul, que vem em busca das orientações de mestres renomados das Américas, da Europa e da Ásia.

Numa promoção do Arte Sesc – Cultura por toda parte, o II Festival Internacional Sesc de Música destaca em sua programação música de concerto, instrumental brasileira e jazz. A programação contará com 43 espetáculos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, atividades do núcleo de inclusão cultural, além de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas por professores brasileiros e de países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e França. A expectativa da organização é superar a marca de 400 alunos.

O II Festival Internacional Sesc de Música também é um espaço de inclusão. Com o objetivo de oportunizar acesso à população de Pelotas, o Festival abrangerá diversos espaços: desde os tradicionais, como o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM), a Catedral Metropolitana e o Theatro Guarany, mas também vai aos bairros, onde acontecem classes de música. Hospitais, asilos e creches também recebem atividades do evento.

Atrações confirmadas

Orquestra Sinfônica Acadêmica, Banda Sinfônica Acadêmica, Grupo de Sopros Cuatro Vientos (Argentina), Orquestra UCS Caxias do Sul, Orquestra Fundarte, Orquestra Unisinos, Ópera Rita, Espetáculos clássicos de cinema, Quinteto Persch, Recitais de Professores e Recitais de Alunos.

O Festival estende sua programação às comunidades carentes da periferia da cidade de Pelotas, estabelecendo assim, laços estreitos entre estes e o processo pedagógico e artístico do evento. Por meio das classes de musicalização se dará o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. O núcleo realizará espetáculos direcionados a públicos que não possuem acesso à música de concerto e instrumental. Educadores da área de canto, percussão e flauta-doce desenvolverão um trabalho de musicalização com crianças e adolescentes. O trabalho com a percussão será também realizado através da reciclagem, com os alunos construindo os próprios instrumentos.

As crianças atendidas participarão de atividades lúdicas, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc. O lúdico funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.

Outras informações podem ser obtidas com Aline Guterres – Assessoria de Comunicação Sesc [email protected] . Telefones: (51) 3284-1998 / 9699-3100. www.agencia.fecomercio-rs.org.br .

Redator: ASCOM
Fonte: pelotas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*