Joca Martins fará projeto em homenagem à Assis Brasil


nova6O músico Joca Martins dá início em 2010 a um projeto em homenagem à Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ao lado do poeta Rodrigo Bauer pretende, através da música, fazer um disco e DVD/documentário sobre a trajetória do diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e intelectual, que construiu entre tantas coisas o castelo de Pedras Altas, no sul do Rio Grande do Sul. “A intenção é fazer um tributo a este grande nome da história gaúcha, que quebrou paradigmas e introduziu no campo técnicas modernas e racionais”, adianta Joca. Durante a semana o músico esteve reunido com Lydia Assis Brasil, responsável pela conservação da obra do avô, para afinar detalhes do projeto. Segundo Joca, a intenção é começar a fase de pesquisa e composição das músicas ainda em 2010 e lançar o produto final do projeto em 2011.

O músico lembra que o próprio castelo é um retrato das ideias de um homem muito à frente de seu tempo, que merece todas as homenagens possíveis. “Esta bela edificação medieval traduz o seu pensamento, de que mesmo em meio a rusticidade do campo, pode-se encontrar a intelectualidade, como esta biblioteca maravilhosa, repleta de obras raras”, salienta. Assis Brasil pretendia provar que a vida no campo poderia ser provida de conforto e mesmo um pequeno pedaço de terra,  ser tão produtivo quanto uma grande propriedade. Joca lembra que Pedras Altas impulsionou a pecuária gaúcha. “Foi Assis Brasil quem importou vacas Jersey da Inglaterra, os touros Devon, cavalos árabes, ovelhas karakul e só criava animais de raça, como galinhas white wyandotte trazidas dos Estados Unidos. “Ele também introduziu novas espécies de árvores, como o eucalipto e inventou utensílios, como a bomba de chimarrão de mil furos que jamais entope e leva o seu nome”, relembra Joca. Em novembro deste ano a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, assinou  protocolo de tombamento do Castelo de Pedras Altas. O castelo foi um marco histórico da Revolução de 1923, da qual Assis Brasil foi o chefe civil, e sediou a assinatura do Pacto de Pedras Altas, pondo fim à Revolução.

Para Joca, a música além de grande alcance tem o poder de democratizar a informação, por isso Joca Martins pretende, ao lado de Rodrigo Bauer, contribuir de alguma forma para que as obras deste grande nome da história gaúcha, esteja mais perto do seu povo.

Gabriela Mazza
SATOLEP press

Jornalista – MtB: 9838
Contato: (53) 9983.2398