Jornalista apresenta projeto cultural ao prefeito de Pelotas


No final da tarde da última segunda-feira (13), o prefeito Adolfo Antonio Fetter recebeu, em seu gabinete, no Paço Municipal, a visita da jornalista Taciane Corrêa e do fotógrafo Edison Vara. Os dois, que atuam profissionalmente em Porto Alegre, solicitaram audiência para apresentar pessoalmente ao prefeito um projeto cultural de sua autoria. “Pelotas 200 anos – Doces narrativas inclui três grandes produtos culturais, um livro, encartes em jornal local e uma exposição fotográfica, tudo alusivo ao bicentenário da cidade”, explicou Taciane, que é natural de Jaguarão, cursou a faculdade de Comunicação e pós-graduação em Pelotas, antes de fazer mestrado sobre o imaginário das cidades, na capital.

O livro, organizado pela jornalista e ilustrado com fotografias de Vara, apresenta em 200 páginas os principais fatos e dados do Município de Pelotas, desde sua fundação. Terá capa dura, sendo impressos três mil exemplares, com distribuição gratuita. A segunda etapa do projeto inclui uma parceria com o jornal Diário Popular, para a impressão e veiculação, na forma de encartes, de fascículos com boa parte do conteúdo do livro – totalizando 247 mil exemplares -, sendo que parte do material será voltado ao público infantil. A terceira parte do projeto corresponde a uma exposição fotográfica com 40 imagens (60cm X 80cm), que ficará à mostra por 30 dias em Pelotas e 45 dias em Porto Alegre.

O projeto teve aprovação da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, em outubro do ano passado e encontra-se no estágio de captação de recursos. Taciane e Vara já participaram de diversas reuniões com o vice-prefeito e coordenador da Programação dos 200 anos de Pelotas, Fabrício Tavares, que está empenhado em ajudá-los. “Trata-se de um excelente projeto, que só tem a acrescentar às comemorações do bicentenário da cidade e será uma importante contribuição para reforçar a história pelotense”, disse Fabrício. O prefeito Fetter prometeu que avaliará as possibilidades e a viabilidade de apoio.

Durante a visita, os dois estiveram acompanhados da ex-presidente do Instituto João Simões Lopes Neto e professora adjunta da UFPel, Paula Mascarenhas.

Redator: Joice Lima – 025029
Foto: Jonathas Rivero
Fonte: pelotas.com.br