Jornalista e ator lança livro de crônicas em Pelotas


No dia 17 de Dezembro, às 19h na Pane Mio Gourmet, em Pelotas, o jornalista Charlie Rayné lança o livro “Memorial de Amor Inquieto”.

memorial-capa-fotoO livro, composto por 26 crônicas literárias, nos traz uma visão ampla e contemporânea das relações amorosas desajustadas e a importância do encontro com as nossas sombras para chegarmos ao encontro com nossa verdadeira essência, numa visão sensível e pontual.
Cabe destacar que Memorial de Amor Inquieto já teve lançamento em Passo Fundo no dia 26 de Novembro e agora o escritor traz para sua terra natal.

O escritor, que também é ator, fará em ocasião do lançamento, uma leitura dramatizada de algumas crônicas presentes no livro. O evento conta com o patrocínio dos Laboratórios Bio Clínica e Exame de Passo Fundo e da Pane Mio Gourmet. A entrada é franca.
Cabe destacar que no evento os livros serão vendidos a preços especiais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sobre o Autor
Charlie Rayné, natural de Pelotas, é formado em Jornalismo e Publicidade pela Universidade Católica de Pelotas. Desde cedo despertou para o teatro e as artes literárias. Aos 22 anos já era ator profissional escrevia poemas e textos teatrais, publicados em jornais de Pelotas e do Rio de Janeiro.

Suas peças teatrais “A Trama”, “Izabel seus buquês e seus vestidos” e ”Tango de la Reina”foram premiadas no concurso de novos dramaturgos, no Rio de Janeiro. Cabe destacar que “Izabel” recebeu prêmio de melhor texto no Concurso de Dramaturgia Luso Portuguesa, promovido pela Escola da Noite, em Coimbra, Portugal.

Cabe ressaltar que algumas crônicas de Memorial de Amor Inquieto já foram adaptadas para teatro nas cidade do Rio de Janeiro e Araçatuba.

As crônicas de Charlie Rayné começaram a ficar conhecidas do público no momento em que ele foi colunista do jornal Diário Popular de Pelotas. Todas as terças feiras, o escritor trabalhava através de personagens os dramas do cotidiano. O autor destaca que suas crônicas tem forte influência das suas experiências teatrais como ator e diretor- “A criação de personagens de teatro foi um ingrediente primordial para que eu chegasse a mergulhar na alma humana nos meus escritos.”, destaca Rayné.

Sua escrita é simples, mas carregada de imagens, arquétipos, de poder de identificação e o tema sempre gira em torno dos conflitos existenciais.

O Processo de Escrita de Charlie Rayné por ele mesmo
Sempre admirei o universo literário. Desde pequeno, em Pelotas, minha terra natal, eu costumava inventar histórias para as crianças do meu prédio encenarem comigo. Desde então nunca mais parei.
Escrevia pequenos textos que eram o esboço de futuras crônicas, poesias e espetáculos de teatro.

Meu processo de criação é meio caótico. Não tenho um processo coerente, preciso. Muitos dos meus textos nasceram de um sonho, outros de uma sensação, outros de uma idéia de amigos, mas a arte de escrever é imperiosa sempre. Não durmo sem escrever uma vírgula sequer, uma frase ou simplesmente gravar uma palavra que me veio à mente. Uso gravador e muita música enquanto estou em processo de criação. Também possuo momentos de profundo ócio literário, onde somente escrevo uma frase ou gravo um som que achei interessante na natureza.

Memorial de Amor Inquieto
Lançamento do livro de crônicas de Charlie Rayné
Quando? 17/12 às 19h
Onde? Pane Mio Gourmet (Rafael Pinto Bandeira, 2086)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*