Lançamento da revista “Obscena – Observe a Cena Underground”!

0
155

Mantenedores

Com lançamento no dia 11 de novembro (sábado) em Carazinho, a revista “Obscena – Observe a Cena Underground” reúne quase 100 artistas independentes, de 20 cidades gaúchas e das mais diferentes áreas.

Underground significa, literalmente, subterrâneo. É usado para denominar a cultura que não está nas grandes mídias e nem sob os holofotes, subsistindo na marginalidade e de forma totalmente independente. Logo, é comum que a maioria das pessoas desconheça a arte underground que acontece bem ao seu lado. Porque estes artistas não estão na TV, nas rádios e nos jornais, não participam dos eventos oficiais, não recebem prêmios, medalhas e condecorações. Mas seguem existindo, atuando, movimentando uma cena na qual estamos todos inseridos, direta ou indiretamente.

Capa da Frente - ObscenaObservar esta cena é o objetivo da revista Obscena – Observe a Cena Underground, uma publicação da Editora Os Dez Melhores, de Carazinho/RS, com projeto gráfico de Sergio Chaves, da Charlotte Estúdio. A revista busca não somente trazer à luz estes muitos artistas subterrâneos, mas também levantar um debate sério sobre a importância desta arte, que pulsa e vibra longe do centro e da superfície, mas perto de cada um.

A revista reúne quase 100 artistas, todos independentes, de 20 cidades da região e das mais diferentes áreas: ilustração, fotografia, culinária, literatura, maquiagem, música, tatuagem, moda, artesanato. Além disso, a 1ª edição da Obscena traz também 6 reportagens, 10 entrevistas e 17 artigos sobre a arte e a cultura underground, ilustrados com desenhos e fotografias de artistas locais. A Obscena convida a conhecer e reconhecer a arte que está ao alcance de nossas mãos, mas também a refletir e debater sobre o nosso papel nesta cena.

Jana Lauxen, escritora e editora do projeto, afirma que a ideia é registrar uma janela de tempo na história da arte independente de nossa cidade e região, para que a revista possa servir como um retrato cultural local de um determinado período:
– É uma forma de armazenar uma parte da nossa própria história. Imagine como seria massa ter em mãos hoje uma revista publicada nos anos 60 com artistas e projetos culturais locais? Bem, nossos bisnetos terão em mãos uma destas revistas – diz.

Junto ao lançamento acontecem também exposições e feira de arte com alguns dos muitos artistas que participam desta 1ª edição, e shows com a banda Rastilho, o projeto Formato Mínimo e o rapper Josué Quadros. A sonorização é por conta do DJ Christiano Naza.

Lançamento da revista “Obscena – Observe a Cena Underground”!
Quando? sábado – 11 de novembro de 2017
Hora? das 16h às 20h
Onde? Sindicato dos Bancários – Rua Venâncio Aires, 338, centro – Carazinho/RS
Evento no Facebook: www.fb.com/events/121558745203119/
A entrada é franca e a arte é daqui.
Com tiragem limitada, a revista estará disponível para venda durante o lançamento por apenas R$19,90. Então vem junto observar a nossa cena underground!
Capa Inteira - Obscena

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA