Luísa Kurtz abre Festival Internacional SESC de Música em Pelotas


A solista Luísa Kurtz será uma das grandes atrações do Concerto de Abertura da II edição do Festival Internacional SESC de Música, que ocorre, no município, entre os dias 09 e 21 deste mês. A apresentação de Luísa ocorre na noite do dia 09, às 21h, tendo por local o palco do Theatro Guarany. Na mesma ocasião, apresentam-se ainda a Orquestra da Unisinos, sob a regência do maestro Evandro Matté, e o quarteto argentino de saxofones Cuatro Vientos, em apresentação que promete lotar o Guarany.

Luísa Kurtz é natural de Porto Alegre e iniciou seus estudos em Londres, aos nove anos de idade. A partir de 1998 a solista passou a integrar, já em Pelotas, o Coro Sinfônico da Sociedade Pelotense Música pela Música, onde realizou suas primeiras apresentações como solista. Em 2005, formou com o pianista Carlos Morejano, o Duo Kurtz-Morejano, de canto e piano. A dupla garantiu participação no II Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone, no Rio de Janeiro, e do Programa Música e Músicos do Brasil, apresentado pela Rádio MEC FM, também do Rio de Janeiro. Luísa é Embaixadora Honorária de Pelotas e desde 2010 trabalha na Itália sob a orientação da soprano Luísa Giannini. Ainda em 2010 foi selecionada pelo Maestro John Neschling para integrar o elenco de cantores da Companhia Brasileira de Ópera, participando da turnê da ópera O Barbeiro de Sevilha, apresentando-se em 15 cidades brasileiras.

A Orquestra da Unisinos, fundada em 1996, realiza programação artística diversificada atendendo a diferentes perfis de público e buscando a renovação de ideias, abordagens, leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta é ir além da simples oferta de apresentação da orquestra. O projeto segue conceito de empreendimento cultural: garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. A configuração original da orquestra é composta por instrumentos de cordas. Contudo, o conjunto se adapta às necessidades de cada espetáculo, convidando músicos das outras famílias de instrumentos. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música em 2005, a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como teatro, dança e artes plásticas. A Direção Artística e Regência dos concertos estão sob a responsabilidade de Evandro Matté.

Um dos mais renomados grupos de saxofones do mundo, o Cuatro Vientos é formado pelos músicos argentinos Diego Maurizi, Leo Heras, Jorge Polanuer e Julio Martinez. O grupo apresenta repertório eclético adaptado para a formação de quarteto de saxofones com performance cênica. Na sua trajetória tem apresentado espetáculos na América do Sul, Europa e EUA.

Os ingressos, gratuitos, já estão disponíveis na sede do SESC Pelotas (rua Gonçalves Chaves, 914) para as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany. Para as demais apresentações, que ocorrerão em outros pontos do município, não é necessária a retirada prévia dos ingressos.

O Festival Internacional SESC de Música é uma realização do Sistema Fecomércio – RS, por meio do SESC, e conta com apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, Faculdade Senac, UCPel, UFPel/Conservatório de Música, Unisinos, Governo do Estado/Ospa e Expresso Embaixador. A direção artística do Festival é do Maestro Evandro Matté.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Sandra Lima
Fotógrafo: Divulgação