Macarenando Dance Concept lança Edital de Seleção Pública de Patrocinadores

0
442

Mantenedores

Companhia de dança de Porto Alegre divulga edital onde empresas devem se inscrever para apoiar e patrocinar projetos culturais.

A partir desta quarta-feira, 30 de agosto, a Macarenando Dance Concept lança Edital de Seleção Pública de Patrocinadores, que estará recebendo inscrições até 13 de outubro pelo site www.macarenando.com.br/patrocinios. A empresa que tiver interesse em patrocinar o Projeto Artístico do grupo deverá elaborar uma Proposta de Patrocínio, a partir de diversos requisitos e critérios de avaliação elencados pelos artistas. “Trata-se de um modelo inovador de captação de recursos e patrocínio que objetiva instaurar procedimentos mais equilibrados e horizontais nas relações culturais e econômicas entre artistas e a iniciativa privada”, comenta Diego Mac, diretor da Macarenando.

Foto: Gui Malgarizi
Foto: Gui Malgarizi

De acordo com o documento divulgado pela companhia, “o setor artístico nacional luta diariamente para captar recursos para as suas produções. Um dos mecanismos mais utilizados para esse fim são os editais de patrocínio, por meio dos quais empresas públicas e privadas financiam projetos artísticos que tenham passado por uma rígida seleção, de acordo com os critérios ditados pelo patrocinador. Esses editais costumam exigir inúmeras comprovações, contrapartidas, justificativas e outras tantas burocracias, exigências quase sempre alheias às obras artísticas. Enquanto isso, os profissionais do segmento artístico criam zilhões de formas para poder se enquadrar nos requisitos fornecidos pelos possíveis patrocinadores, limitando suas obras de acordo com os desejos das empresas”.

Uma das subversões propostas são as Contrapartidas Culturais, que deverão ser realizadas pelas empresas patrocinadoras, como por exemplo, fornecimento de ingressos para espetáculos a empregados e colaboradores; disponibilização de oficinas artísticas a membros da comunidade em que está sediada a empresa, entre outras. Já para a Ativação de Patrocínio, as empresas deverão sugerir ações inovadoras e criativas, alinhadas ao Projeto Artístico.

Macarenando Dance Concept - Foto Gui Malgarizi (2)Dentre algumas questões a serem respondidas pelas empresas interessadas, estão:
A Proposta de Patrocínio considera as especificidades do Projeto Artístico? O valor dos aportes está economicamente adequado às necessidades do Projeto Artístico? As contrapartidas culturais oferecidas pela empresa contribuem para o incentivo, desenvolvimento e fomento à arte, de modo a abarcarem além dos seus interesses particulares, também de seus colaboradores, clientes e sociedade em geral, promovendo a Responsabilidade Cultural? A Proposta de Patrocínio propõe-se a repensar os modelos de marketing cultural? Traz inovações a questionamentos antigos e/ou inaugura novas questões? Instaura novos procedimentos de diálogo entre a atividade empresarial e o setor artístico? A Proposta de Patrocínio contribui para o incentivo, desenvolvimento e fomento às cadeias produtivas locais e regionais das Artes Cênicas? Lega desenvolvimento econômico ao setor?

As Pessoas Jurídicas interessadas no desafio devem enviar suas propostas, que serão avaliadas pelos artistas do grupo. Os selecionados serão divulgados a partir de 22 de outubro. O Edital de Seleção Pública de Patrocinadores e demais informações podem ser acessados em www.macarenando.com.br/patrocinios.

Foto: Gui Malgarizi
Foto: Gui Malgarizi

Sobre a Macarenando Dance Concept
Macarenando Dance Concept é um empreendimento cultural que investe na dança como linguagem criativa para desenvolvimento de produtos, projetos e serviços: criação de conteúdos artísticos; fornecimento de criatividade para diferentes setores e mercados; oferta de cursos e treinamentos.
No portfólio de espetáculos constam ABOBRINHAS RECHEADAS – O JOGO, 100 FORMAS PARA O AMOR, A CLASSE, as intervenções urbanas 100FORMAS.LOV e ENSAIO SOBRE AUSÊNCIA E DOÇURA, e a encenação de terror imersivo CASA DO MEDO.
Creativity Lab é o braço focado na realização de pesquisas, laboratórios, cursos e treinamentos da criatividade para diferentes áreas de atuação profissional: setor artístico e cultural, mercado da moda; marketing e business, saúde e fitness, entre outros. Atualmente, são oferecidos os cursos: Dança para Atores; Oficina Permanente de Criação em Dança; Pimp my Drag – Workshop para Drag Queens; Pimp my Oz – Oficina de montagem para Drag Queens; FlashMob; Danças Poéticas; Performance Cênica para líderes, empresários e palestrantes; Dança e Criatividade; Atuação para Bailarin@s.
Em âmbito digital, a Macarenando executa o projeto de Presença Digital da marca por meio de página no Facebook, com criação e distribuição de conteúdos sobre dança, em contínua aproximação e relação com o público. Em 2017, lançou o eBook #TEXTÃO @MACARENANDO, que reúne textos produzidos pela equipe Macarenando e publicados em sua página no Facebook sob a forma de #textão.
Inaugurada em dezembro de 2013 e dirigida por Diego Mac, a Macarenando Dance Concept construiu forte presença no setor cultural ao abordar diferentes nichos e perspectivas para a dança como linguagem criativa. Entre os diferencias da iniciativa estão a simplicidade, o bom humor, a aproximação com o público, a popularização da dança cênica e a formação de plateia, o agenciamento com diferentes setores profissionais, e o desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.
www.macarenando.com.br

Fonte: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA