Mais um projeto de Pelotas é reconhecido nacionalmente


O projeto desenvolvido pelo Grupo D.E.A. (Design Escola e Arte) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (SPE), denominado “Construindo conhecimento e fazendo arte” foi premiado com Menção Honrosa durante o 1° Simpósio ” A População Negra na Ciência e Tecnologia”, ocorrido no campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 6, 7 e 8 de abril.

O projeto que está sendo desenvolvido em escolas públicas no Município desde novembro de 2009, com apoio da municipalidade, foi apresentado no evento por sua idealizadora, a professora da UFPel Rosemar Gomes Lemos, sendo classificado como um dos cinco melhores programas do país e recebendo a respectiva premiação. O evento teve o objetivo de discutir o número restrito de pesquisadores negros que atuam nas áreas de ciência e tecnologia, tanto no Brasil como no exterior. O Simpósio, que reuniu pesquisadores e cientistas do país e do exterior, foi promovido pela USP e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção Racial (Seppir).

O “Construindo conhecimento e fazendo arte” tem o objetivo de auxiliar as escolas no cumprimento da Lei 11.645/09, que versa sobre a questão da história cultural afrobrasileira e indígena. O Grupo D.E.A. aplica o projeto por meio de atividades lúdicas fundamentadas no conhecimento construído durante a formação dos estudantes e referencias bibliográficas relacionadas ao tema, viabilizando um conhecimento mútuo. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Grupo salienta-se a proposição de atividades coletivas enfatizando a valorização da solidariedade para concretização dos objetivos, que são realizadas por meio de oficinas. Com novas abordagens o trabalho contempla literatura, as artes, a música, vídeo-debate, hora do conto, análise de obras de arte, design de vestuário e de móveis, levando aos jovens uma forma dinâmica e diferenciada de debater e interpretar idéias.

A secretária de Projetos Especiais (SPE), Claudia Ferreira, destacou a importância da premiação para toda comunidade, em especial a acadêmica, pois valoriza um projeto criado em Pelotas, ministrado por professores e graduandos e voltado para jovens estudantes.”O projeto agora reconhecido nacionalmente pode ser replicado em outros municípios, pois se tornou exemplo de uma boa prática”, ressaltou Claudia. A SPE informa que escolas interessadas em receber o projeto podem solicitar via inscrição no site da Prefeitura de Pelotas – www.pelotas.com.br. Mais informações pelo telefone da SPE 3921 – 6143.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Laura Alam MTB/1928-BA