Malg abre duas novas exposições em Pelotas

Neste sábado, 17 de setembro de 2016, às 10h30min, inauguram duas exposições no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo da UFPel (Malg) em Pelotas.

Leopoldo Gotuzzo: outros acervos
Com curadoria de Carmen Regina Bauer Diniz, apresenta para o público 77 obras do patrono e que pertencem a 30 coleções externas ao Museu.
Após passar dez anos na Europa, entre 1909 e 1918, Leopoldo Gotuzzo decidiu residir no Rio de Janeiro, o que não o impediu de continuar mantendo fortes vínculos com sua cidade natal. No constante ir e vir, entre Rio e Pelotas, inúmeras exposições foram realizadas e muitas obras admiradas e adquiridas. São nesses acervos que fomos buscar o farto material da exposição.

Sob o olhar do colecionador: Coleção Vinholes
Com curadoria de Jose Luiz de Pellegrin, reúne um conjunto de obras integrado por cerâmicas de Suzu, – cidade irmã de Pelotas – e gravuras japonesas, “ukiyo-e”, cenas do mundo flutuante, na sua maioria do século XIX. O conjunto que integra a Coleção L.C.Vinholes do Malg dá conta de nos revelar o olhar atento, perspicaz e apaixonado que o transforma num colecionador; deixa transparecer seus aprendizados, as suas descobertas na trajetória que o levaria de Pelotas nos anos 50 para estudos e trabalhos em vários continentes. Este conjunto de obras permite perceber a sensibilidade do artista, fundamental para a constituição do conhecimento revelado por sua coleção, e os critérios que orientaram suas escolhas, além do comprometimento do homem de cultura com a preservação de obras que constituirão sua coleção e que depois de acompanhá-lo por décadas é confiada ao Malg para que seja usufruída pelo público.

As exposições integram as comemorações dos 30 anos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

O que: Leopoldo Gotuzzo: outros acervos e Sob o olhar do colecionador: Coleção L.C.Vinholes
Abertura: Sábado, dia 17 de setembro, às 10h30min.
Visitação: de 17 de setembro a 23 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h.
Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. General Osório, 725, Centro. Pelotas/RS.convite-sob-olhar-do-colecionador-lc-vinholes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *