Mandinho na abertura de Congresso de Educação Musical


Foto: Kiran Federico León

Espetáculo com convidados ocorre em 20 de julho no Salão de Atos da UFRGS.

A cerimônia do espetáculo de abertura do 31º Congresso Mundial de Educação Musical da ISME (International Society for Music Education) ficará a cargo do próprio Mandinho. O boneco da Cia Gente Falante que dá vida ao personagem-título do disco infantil de Leandro Maia receberá no palco do Salão de Atos da UFRGS seu criador e uma série de convidados especiais. A apresentação, fruto de convite da ISME Brazil e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), está marcada para a noite do domingo 20 de julho.

O tema desta edição da conferência internacional é “Ouvindo a diversidade musical do mundo”. A abertura oficial acontece às 19h30min, seguida pelo show inédito, às 20h.

Foto: Kiran Federico León

Participam do espetáculo, para somar ao repertório do CD Mandinho (vencedor do Prêmio Açorianos de Música de Disco Infantil 2013), diversos artistas locais e também convidados de fora a fim de mostrar ao público presente a multiplicidade da música brasileira. O roteiro traz uma reunião de gêneros como vanerão, maracatu, milonga, maçambique, maxado, baião, samba, zamba, chacarera e candombe.

Orquestra e Coro Infantil Villa-Lobos, Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros, Grupo Cuíca, PEPEU – Programa de Extensão em Percussão da UFPEL, Coro Juvenil Projeto Guri Santa Marcelina, Marília Vargas, Roberto Corrêa, André Mehmari, Simone Rasslan, Alvaro RosaCosta e Beto Chedid integram a extensa lista de músicos que fazem esse concerto especial. Ainda haverá uma banda presente no palco do Salão, formada por Felipe Karam (violino), Rogerio Constante (saxofone), Luke Faro (bateria), Miguel Tejera (baixo), Lígia Constante (cantora infantil) e o próprio diretor do espetáculo, Leandro Maia (voz e violão).

Além das principais faixas de Mandinho, esse grupo de virtuosos musicistas interpretarão clássicos do cancioneiro nacional como Missioneiro (Tio Bilia), Engenho Novo (Folclore Brasileiro/Ernani Braga), Nesta Rua (Folclore Brasileiro/Heitor Villa-Lobos), Baião do Pé Rachado (Roberto Corrêa), Cuitelinho (Domínio Público/Paulo Vanzolini), João e Maria (Sivuca/Chico Buarque), A Cidade Ideal (Enriquez-Bardotti-Chico Buarque), entre outros.

31st ISME World Conference on Music Education
Porto Alegre (RS) – Brasil
20-25 de julho 2014

31º Congresso Mundial de Educação Musical da ISME
Tema: “Ouvindo a diversidade musical do mundo”

Show de abertura – 20 de julho, domingo
Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110)
Horário: 19h30min
ENTRADA FRANCA (entrada preferencial para participantes da conferência devidamente credenciados)

Foto: Kiran Federico León