Memorial Torre Norte será aberto amanhã(7) na Catedral São Francisco de Paula em Pelotas

0
445

Mantenedores

Exposição “Um patrimônio que também é seu” estará aberta a visitação até 25 de junho e marca a abertura deste espaço permanente de preservação da memória.

image003 (1)O Memorial Torre Norte será aberto à comunidade a partir de amanhã(7) no interior da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula como um elemento constituinte do passado e da identidade histórica da cidade. A cerimônia de abertura acontece após a missa da paróquia, às 19h30, e conta com a presença do pároco Luis Boari, incentivador do projeto, assim como os membros da Comissão de Restauro da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula e a equipe de voluntários que encampou a ideia.

A iniciativa nasceu através de uma força-tarefa em prol da preservação da memória da Catedral, que encontrou um grupo de aliados preocupados em valorizar esta importante parte da história gaúcha. Integram o grupo o museólogo Everton Lautenschalger, o professor e pesquisador histórico de arte sacra, Jonas klug da Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o arquiteto Guilherme Pinto de Almeida, a arquiteta Simone Neutzling, o restaurador Marcelo Madail, a agente cultural Naíma Pereira, a estudante de arquitetura Emily Nobre e a professora Carla Viviane Thiel Lautenschlager, mestre em Percursos Poéticos.

Para celebrar a iniciativa, acontece a exposição “Um patrimônio que também é seu”, que se estende até 25 de junho. “Após esta data o espaço receberá visitações somente com agendamento, mas é um espaço permanente onde irão acontecer exposições do acervo deste belo patrimônio sacro”, informa Everton.

ESPAÇO – O Memorial Torre Norte surge com o propósito de preservação e valorização da memória coletiva da cidade. Com um acervo composto de documentação histórica, objetos e indumentária cerimoniais, pinturas e esculturas, integradas ao patrimônio arquitetônico, o espaço ajudará a contar a história do templo e da cidade. “O objetivo do espaço é de guardar, preservar e conservar adequadamente o acervo desta importante memória, beneficiando diretamente a comunidade”, destaca o padre Luis Boari. A Catedral São Francisco de Paula fica na Praça José Bonifácio, 15, no centro de Pelotas.

Exposição “Um patrimônio que também é seu”
Local: Memorial Torre Norte – Catedral São Francisco de Paula
Data: de 7 a 25 de junho
Endereço: Praça José Bonifácio, 15 – Pelotas/RS

Foto: Nauro Junior - Satolep PressFonte: Gabriela Mazza – MtB: 9838
Satolep Press – Comunicação e fotografia

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA