Mostra ‘Foto de Cinema’ de Alex Sernambi estreia em Porto Alegre


Foto: Alex Sermabi

Momentos, lugares, cores e texturas no trabalho que o artista escolheu para este recorte de sua obra que estará a partir do dia 06 em cartaz no projeto Quarta Cultural da Biblioteca Sicredi.

Diretor de fotografia de cinema, Alex Sernambi sempre teve apreço pela arte de fotografar, mas só com a popularização do Instagram começou a se dedicar à foto ‘estática’ e aguçar seu olho para este momento único. Do cinema trouxe a bagagem na hora de ‘ajustar’ o olhar e fotografar momentos, cores, texturas. Alex conta que cursou pintura na Escola de Belas-Artes da UFRJ, mas, insatisfeito com sua técnica pictórica, buscou na fotomontagem e posteriormente na fotografia, um caminho que lhe aproximasse da pintura.

“Eventualmente me vejo em debate com amigos e colegas sobre a manipulação das imagens. Muitos contra. Como trabalho com publicidade, onde procuramos estilizar bastante as imagens, julgo coerente seguir a mesma visão na fotografia. Apago elementos, substituo por outros, distorço cores e às vezes perspectiva. Uso qualquer técnica pra imagem carregar o sentimento que tenho ao captá-la. E como instagramer uso meu celular pra capturar a foto e, muitas vezes, edito no aparelho mesmo com apps pra fotografia”, explica o fotógrafo.

Nesta exposição estão vários temas, entre eles a cidade de Porto Alegre, barcos, texturas pictóricas, enfim, uma seleção que valoriza a cor em momentos e lugares diferentes. Em algumas imagens, Alex suaviza as linhas com filtros, buscando uma linguagem mais pictórica, noutras se mantem fiel ao básico da fotografia: brilho/contraste/cor.

A Quarta Cultural é uma iniciativa do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos ao público. As mostras podem ser visitadas em horário comercial, de segundas a sextas-feiras. A Biblioteca Sicredi fica na Av. Assis Brasil, 3940 – térreo.

Quarta Cultural Sicredi – Foto de Cinema
Abertura dia 06 de setembro, às 13h
Visitação de 08 de setembro a 04 de outubro, de segundas a sextas, das 9h às 18h
Biblioteca Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo. Porto Alegre
Entrada Franca

Mais informações sobre Alex Sermabi:
www.instagram.com/alexsernambi e alexsernambi.wix.com/imagens

Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*