Museu do Charque realiza exposição na Biblioteca Central do campus Porto


maquete2Instalada nas antigas dependências do Frigorífico Anglo, onde anteriormente funcionou a Charqueada Moreira, a Biblioteca Central do campus Porto da UFPel, juntamente com o Museu do Charque, resgata um pouco a história de Pelotas através da exposição “Xarqueadas” de Danúbio Gonçalves: um resgate para a história, composta por 11 banners, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14hh no espaço cultural da Biblioteca.

A mostra foi produzida a partir de um capítulo do livro de mesmo nome fruto da dissertação de mestrado do historiador José Antonio Mazza Leite, diretor do Museu do Charque.

Os painéis reproduzem os desenhos das xilogravuras da série “Xarqueadas” do artista plástico Danúbio Gonçalves, quando, em 1953, visitou uma das últimas charqueadas em funcionamento, no município de Bagé, denominada “São Domingos”. Seus desenhos retratam o trabalho dos peões na cancha de matança durante a produção da carne do boi em charque.

imagem1.jpgAcompanha a mostra uma maquete de charqueada.

A mostra integra o acervo de exposições do museu a partir do qual se desenvolve o projeto de extensão Museu do Charque na escola e na comunidade realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenado por Daniela da Silva Pieper, produtora cultural da UFPel e vice diretora do museu.

O museu realiza atividades itinerantes em escolas e espaços de culturais desde 1993. Foi criado por iniciativa de José Antonio Mazza Leite (veterinário e historiador) e Ediolanda Liedke (arquiteta e urbanista). Atualmente possui uma sede para exposição do seu acervo na Charqueada Santa Rita em Pelotas.

Para mais informações sobre o Ciclo do Charque, bem como quem foram os aristocratas pelotenses, visite o site Pelotas, Patrimônio Cultural do RS. Após todas estas informações, só resta ir visitar as remanescentes charqueadas Santa Rita, São João, Costa do Abolengo, Boa Vista e outras construções que se encontram às margens do arroio Pelotas, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Pelotas

___________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.