Nely Affonso Rodeghier na Galeria de Arte da UCPel


A Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel) dará inicio na segunda-feira (10) à exposição do trabalho da artista plástica Nely Affonso Rodeghiero. Sob a temática “Uma nova vida através da arte”, a mostra explora diferentes técnicas e temáticas pelo olhar da aposentada de 80 anos.

Nely descobriu seu talento nas artes plásticas após o falecimento do marido, no final da década de 1990. Influenciada por amigos e parentes, começou a produzir cestas e a pintar tecidos, para que, assim, a tristeza e a depressão não se sobressaíssem em sua vida. “Deus me contemplou com o dom artístico para diminuir minhas tristezas e preencher o sentimento de vazio. Encontrei, através da arte, forças para seguir em frente”, declarou.

Pintura em telas, vidros, espelhos, discos de vinil e potes são apenas alguns dos suportes de sua arte, onde retrata, em tons coloridos e vibrantes, paisagens naturais e urbanas de diferentes formas.

Mesmo após sofrer uma queda em sua casa e lesionar o braço direito, a aposentada não parou de realizar suas atividades. Nely aprendeu a pintar com o braço esquerdo e segue, embora não no mesmo ritmo, produzindo quadros. Segundo ela, há mais de 300 obras em sua casa.

Neta de Nely, Daiane Rodeghiero Nunes, esteve na Garte organizando os quadros e destacou alguns pontos sobre sua avó. “Ela é uma grande inspiração. Se reerguer após tantas perdas e dificuldades e seguir inventando técnicas artísticas a faz exemplo de superação”, disse.

A exposição dos quadros de Nely ocorre de 10 de setembro a 05 de outubro na Galeria de Arte da UCPel, localizada no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373). O espaço está aberto para visitação das 8h às 22h.

Fonte: ucpel.tche.br