O Ilusionista Sonoro – curta documentário sobre o músico e artista de rua Serginho Ferret


Serginho - Foto: Chico Maximila

O lançamento do documentário será realizado hoje, sexta-feira (1º de dezembro) às 21 horas no Diabluras Gastronômicas em Pelotas. Após a exibição do documentário acontece a jam com Serginho e seus convidados, que é parte da programação do Colônia Festival.

Em uma conversa na madrugada de 2012 no Porto da cidade, entre o músico e artista de rua Serginho Ferret, o “Serginho da Vassoura” e a arte-educadora Roberta Alves surge a ideia de produzir uma criação audiovisual protagonizada pelo artista.

A ideia inicial que era gravar um curta de ficção, com a chegada do produtor audiovisual Chico Maximila logo se transformaria no curta documentário O Ilusionista Sonoro sobre o artista Serginho da Vassoura e sua música.

Serginho - Foto: Chico Maximila
Serginho – Foto: Chico Maximila

O documentário apresenta esse ícone da cultura urbana de Pelotas que sendo um observador de seu lugar e de seu tempo faz do seu microfone em praça pública um constante manifesto popular. Serginho é esse artista do improviso que se reinventa desde sempre, e isso somado ao seu despojamento estético e pessoal resultou no crescente reconhecimento do seu trabalho, tanto pelo público na rua quanto pela cena artística e cultural da cidade e região. A ideia em especial foi registrar o pensamento politico e artístico do Serginho através de suas composições e do seu cotidiano enquanto artista de rua.

O documentário é uma produção independente da Campos Neutrais Filmes, produtora fundada em Pelotas em 2004 por Chico Maximila e Rodrigo Neves, quem tem em seu currículo os curtas: O caramujo,2005, direção de Chico Maximila, Rodrigo Neves e Rafael Andreazza; Solitário Jorge, 2006, direção de Chico Maximila e Rodrigo Neves; Ponto a Punto doc.,2015 e Marés,2016; ambos com direção de Chico Maximila.

A direção é de Chico Maximila e o roteiro de Roberta Alves e Chico Maximila. O doc foi filmado no ano de 2012 e finalizado no ano de 2016 e tem duração de 17 minutos.
O doc foi filmado nos ambientes cotidianos do Serginho entre eles a sua casa, o seu trajeto pelas ruas da cidade e a praça onde durante diversos anos Serginho ocupou com sua caixa de som, seu microfone e muita irreverência. O documentário traz quatro composições do Serginho que são: PROSTITUTA DA MÚSICA BRASILEIRA, CRIANÇA VUDU/SUPER HERÓI BRASILEIRO, MR. GOOGLE e 200 ÂNUS DE PELOTAS.

Lançamento do curta documentário O Ilusionista Sonoro
Sobre o músico e artista de rua Serginho Ferret
Quando? 1º de dezembro de 2017 – sexta-feira
Hora? 21h
Onde? Diabluras Gastronômicas – rua Felix da Cunha, 954

Ficha Técnica:
O Ilusionista Sonoro
Duração: 17 min.
Ano: 2016

Produção: Campos Neutrais Filmes
Direção: Chico Maximila
Roteiro: Roberta Alves e Chico Maximila
Direção de Produção: Roberta Alves
Som Direto: Davi Mesquita Batuka
Mixagem: Felipe Campal e Chico Maximila
Finalização: Thiago Heinemann Rodeghiero
Colorização: Felipe Campal
Montagem: Chico Maximila
24131768_10210290834243015_2071923783427457753_o

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*