O Liberdade será um longa-metragem

Contar a história de um reduto da música popular genuinamente brasileira existente em Pelotas há quase 40 anos: tal o desafio a que se propôs a equipe da Moviola com o documentário O Liberdade.

O trabalho iniciou-se em 2008 com a pesquisa de Daniela Pinheiro e Cíntia Langie sobre as pessoas que fazem a história do lugar. O projeto acabou não sendo levado a cabo pela dificuldade de transpor a ideia para a tela, dificuldade vivenciada por tantos outros que pensaram, ou mesmo iniciaram, a documentar o estabelecimento do Seu Lopes.

De fato, há uma beleza muito sutil no bar Liberdade, uma beleza que não é propriamente visual. Daí a dificuldade de mostrar essa beleza fugidia em um filme, beleza que certamente não é de difícil percepção para quem adentra o Liberdade numa noite em que Avendano Jr. e seu grupo preenchem a atmosfera com seus choros, sambas, valsas…

Mas o desafio permaneceu, e ficou um compromisso moral da equipe Moviola em realizar o filme.

Em 2010, a Moviola inscreveu o projeto O Liberdade no Procultura, o qual foi concebido inicialmente como um média metragem. Com a aprovação, iniciou-se a empreitada. Seguiu-se o roteiro à risca, mas a riqueza da história do lugar tornou impossível o corte de coisas essenciais. Sim, O Liberdade será um longa-metragem. E não poderia ser diferente.

Fonte: moviolafilmes.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *