Oficina de horta na Associação Hélio D’Angola em Pelotas

0
547

Mantenedores

As vagas para oficina “Horta em pequenos espaços” são limitadas para 30 participantes e as ferramentas, terra e mudas serão colocados à disposição dos participantes no local. As inscrições são gratuitas.

Foto: Nauro Junior
Foto: Nauro Junior

Já pensou em ter sua horta em um pequeno canto de sua casa ou apartamento? A oficina “Horta em pequenos espaços” está com as inscrições abertas para quem quiser aprender a montar pequenas hortas, composteiras e minhocários. A iniciativa faz parte do Porto das Artes – promovido pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense – e acontece no dia 28 de outubro (sábado), das 14h30min às 17h30min, na Associação Hélio de Angola – nas Doquinhas.

A oficina será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo, Ernesto Martinez, especializado em horticultura, fruticultura e com duas décadas de atuação em extensão rural com foco em Agroecologia. Segundo Martinez a proposta da oficina é mostrar aos participantes formas de produzir seus próprios alimentos, além de conhecer um pouco mais sobre as técnicas de manejo sustentáveis. “Estaremos mostrando aos participantes todo o processo, possibilitando o aprendizado de uma alternativa para quem quiser produzir seus legumes e temperos orgânicos de forma prática e saudável”, explica.

Existem muitas opções de alimentos capazes de serem plantados com sucesso em espaços reduzidos. A tecnologia de produção de hortaliças em pequenas áreas estimula a comunidade a pensar mais sobre a importância da segurança alimentar. Além disso, a agricultura urbana pode ser uma excelente alternativa para economia dos gastos das famílias, utilizando pequenos espaços para produção caseira de hortaliças.

A composteira caseira pode diminuir substancialmente o número de lixo que vai para os aterros sanitários, além de mudar a relação das pessoas com o lixo que geram. Mais de 50% dos materiais descartados poderiam voltar à natureza como forma de adubo diminuindo o número de contaminações de água e do solo devido ao contato com o chorume.

As vagas para oficina são limitadas para 30 participantes e as ferramentas, terra e mudas serão colocados à disposição dos participantes no local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente pelo e-mail 222produtora@gmail.com até a finalização das vagas.

Oficina Horta em pequenos espaços
Quando? sábado – 28 de outubro de 2017
Hora? 14h30 às 17h30
Onde? Associação Hélio de Angola – Quadrado – Doquinhas – Pelotas RS
hortas1Fonte: Ígor Islabão/Satolep Press

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA