Oficina Memória Culinária, Literatura e Artesanato em Pelotas

A oficina Memória Culinária propõe inicialmente resgatar, através da leitura de pequenos textos literários e exibição de trechos de filmes em torno da culinária, a memória gustativa dos participantes, valorizando suas experiências e reavivando suas tradições e lembranças de afeto em torno da comida e da cozinha. Durante a oficina serão preparadas receitas culinárias e confeccionados pequenos cadernos artesanais, que servirão como suporte para o registro das receitas e das experiências literárias de cada participante.

Bacharel em Letras pela UFMG, com monografia sobre livros de culinária e literatura, Junelise Pequeno Martino,  é professora de português e trabalha há mais de doze anos como artesã. Com um gosto especial também pela cozinha, esta professora e artesã mineira residindo há pouco tempo em Pelotas vem oferecer a oficina de Memória Culinária no Sest/Senat, trabalho que já desenvolvia em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. Junelise é autora do livro Memória Culinária: Coisa de Vó, publicação artesanal, editado e comercializado pela escritora. Seu livro trata de receitas culinárias selecionadas pelo viés da memória e homenageia duas figuras importantes na trajetória de vida da autora, suas avós Juracy e Elisa. O livro traz também um pequeno glossário de ervas com informações nutricionais, curiosidades e imagens de receitas colhidas de antigos cadernos de receitas.

Entre as receitas previstas para esta oficina estão a broa mineira de fubá e uma mousse salgada de frango.

A oficina acontecerá nos dias 23, 25 e 27 de maio, das 14:00 as 18:00 no SEST/SENAT que fica na Av. Idelfonso Simões Lopes, 1026, bairro Três Vendas.

Para adultos e terceira idade interessados em culinária, literatura e artesanato. Apenas 12 vagas.
Valor da oficina 40,00 com todo material incluído.
Inscrições e mais informações: tel: 3284-1835/ 8123-5778

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *