Oficinas do projeto Bichos do Mar de Dentro começam segunda-feira(15) em Pelotas


A partir de segunda-feira(15) 60 artesãos dos municípios de Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arroio Grande participam de uma imersão criativa liderada pelo designer carioca, Renato Imbroisi e sua equipe. São as oficinas de qualificação do Bichos do Mar de Dentro, que se estendem até sábado(20) em Pelotas. O projeto, criado em 2007 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), recebeu via Lei Rouanet, o aporte de R$ 200 mil em recursos do Instituto Votorantim, através da Fibria. O cronograma de ações se estende até janeiro de 2011 e contempla desde a criação de novos produtos da coleção, cujos temas estarão ligados à Reserva do Taim, até a produção de material gráfico educativo, voltado ao público jovem. “Durante as oficinas os artesãos estarão desenvolvendo essas peças novas e participando da formatação desse material de cunho educativo que será distribuido gratuitamente depois, ao público infanto-juvenil”, informa a gestora do projeto Artesanato do Mar de Dentro , Jussara Argoud.

Renato Imbroisi, que há seis anos se divide entre projetos no Brasil e na África, conta que as novas peças devem conter a dentificação dos bichos que estarão presentes na estória criada pela jornalista e escritora Maria Emília Kubrusly para o projeto. “Acompanhei o Bichos desde o seu nascimento e tenho muito carinho por este projeto”, declarou. O DVD interativo estará nascendo junto com as peças dos artesãos e será um material didático com uma estória inédita, contada pelos artesãos que interpretarão as “vozes” dos personagens do roteiro. Para isso, Maria emília, que tem no currículo passagem pela editoria de revistas como Marie Claire, Criativa e Somtrês, estará em Pelotas acompanhando o roteiro de gravação do DVD. Para desenvolver os arranjos musicais da estória, o maestro Sérgio Sisto, da sociedade Música pela Música estará ministrando oficinas de musicalização aos artesãos, durante este período. “Ao final, os artesãos entrarão para o estúdio, para gravar a estória, cada um dos selecionados interpretando o seu papel de bicho”, explica Jussara.

A equipe do projeto é formada por uma gama de profissionais qualificados, que vão desde fotógrafos, ilustradoras, designer, consultores na área ambiental, entre outros, coordenados pela Lahtu Sensu Administração Cultural. O resultado deverá impulsionar ainda mais o projeto Bichos do Mar de Dentro, reafirmando porque artesanato tem a arte no nome.

Fonte: Gabriela Mazza
jornalista – Mtb: 9838
SATOLEP PRESS