Olhares de uma pelotense direto do 7ºCineOP em Ouro Preto/MG


Ter o privilégio de vivenciar uma Mostra de Cinema já seria motivo mais do que suficiente para compartilhar com os leitores do e-cult minha humana felicidade, mais ainda diante de um cenário histórico como a cidade de Ouro Preto/MG, com uma gastronomia irresistível, ruas antigas, casarões conservados. A 7ª Mostra de Cinema de Ouro Preto parece também ter saído de dentro das telas, pois a cidade que é patrimônio histórico reconhecido pela UNESCO, já apresenta por si só aos seus convidados uma atmosfera mais do que mágica. Com exibição de filmes na tradicional Praça Tiradentes, no Cine Vila Rica e no Centro de Convenções. A extensa programação alcança todos os gostos e todos os públicos. Com uma larga programação do cinema alternativo ao cinema para crianças, dos documentários aos curtas, das exposições aos longa- metragens.

Há espaço para o popular, ocult, o clássico, o trash e tantos outros. Para experientes profissionais,das telas e do meio acadêmico, a jovens cineastas. Com mesas de debates, seminários, workshops, sessões para escolas, encontro de cine educação e de arquivos. A certeza é uma só, que: nenhum lugar poderia ser melhor para falar de Cinema Patrimônio do que a indescritível cidade mineira. Ser uma das convidadas desta mostra ao lado de personalidades como Roberto e Reginaldo Farias,Luis Carlos Lacerda, Eduardo Goldenstein (Corda Bamba, História de uma menina equilibrista), Luciano Vidigal ( Copa Vidigal), Ernesto Stock (restaurador da Cinemateca de São Paulo), Carlos Edgar Tores Perez (Cineteca Nacional do México), CarolineFrick(presidente da AMIA- The AssociationofMovingImageArchivists, Diretora do Texas ArchiveofMovingImage e Professora da Texas Univerty). Hernani Hefner (Conservador Chefe da Cineteca do MAM-RJ),Eduardo Paiva( TV da UNICAMP) e outros tantos que estão fazendo algo em prol do cinema no Brasil e no mundo, seja no que diz respeito a conservação, ao fomento da sétima arte, na produção de filmes e como artistas e técnicos dos filmes que estão sendo exibidos aqui.

Entre tantas coisas o que citar? O que destacar para contar aos leitores do e-cult? E nada me parece mais crucial que a questão título da mostra deste ano: “Cinema Patrimônio”, onde as formas de restauro, processos de digitalização e a preservação dos filmes produzidos no passado e agora ainda estão sendo exaustivamente debatidas. Tive o prazer de conversar diretamente com Carlos Edgar Torres Perez,da Cineteca Nacional do México,instituição que preserva e difunde a sétima arte, em especial no México, e que conta com amplo acervo de filmes mexicanos, latino-americanos e europeus.

A Cineteca do México não apenas difunde os materiais que restaura, mas leva-os a diferentes comunidades. Segundo Pérez uma das coisas mais tristesé,uma realidade que Pelotas conhece bem, a falta de política de restauro às salas de exibição. Para suprir esta ausência e difundir arquivos restaurados pela Cineteca foi criado um projeto de “Cinemóvil” onde duas pessoas viajam numa caminhonete, com uma tela, e dois projetores 74 e 75. E a exibição acontece em 8mm e 16mm. Outra preocupação do mexicano é criar na comunidade um claro entendimento que a Cineteca é um patrimônio de todos e não apenas de seusaproximadamente 160(cento e sessenta) funcionários. E em especial atentar para uma via dupla no que tange a restauração, restaurar filmes e passá-los ao meio digital é crucial, tanto quanto fazer que os filmes digitais possam ser palpáveis, pois segundo ele: “La tecnologia no tienepalabra.” E a preservação carece disto, de palavra, de envolvimento. Tudo que temos digitalizado e que tenha sido disponibilizado na rede deve ser também preservado, registrado e não ficar apenas a deriva na web. Isto também é uma maneira de preservar.

Luciáh e cineastas da Mostra Horizontes Cineop

Após um dos seminários sobre preservação audiovisual do “ Encontro Arquivos”, me apresentei como convidada do Festival e correspondente do e-cult, lhe falei de Pelotas elhe perguntei o que ele poderia sugerir, mesmo sem conhecer a cidade, para preservação audiovisual. Ele disse que a criação de uma instituição para preservar e guardar estes materiais se faz crucial, mas antes de tudo é preciso sensibilizar também população e estado para que haja o entendimento da importância de preservar de forma palpável acervos que facilmente podem ser disponibilizados via internet. Seja através de uma fundação ou de uma universidade, criar uma instituição para tal, sempre buscando parcerias e o envolvimento da população, pois isto é que vai fazer a diferença e definir os rumos e o respeito ao seu patrimônio, seja ele imaterial, arquitetônico ou audiovisual. E colocou-se a disposição para compartilhar suas experiências junto a Cineteca, caso haja interesse por parte dos amantes, estudantes e pesquisadores da sétima arte em Pelotas e em qualquer outra localidade. ([email protected])

Fui convidada para o 7º CineOPdevido ao Filme Pequenos Desencontros de Fernando Boppré, que protagonizo ao lado de Nei Pelizzone e Édio Nunes e que teve exibição na ‘ Mostra Horizontes’ , ao lado de curtas de todo o país, a única produção do cinema de Catarinense na Mostra e uma das poucas da Região sul e a única pelotense que (assim a olhos nus e míopes) vi inserida neste cenário que me deixou literalmente atônita. A dificuldade de explicar entre papos que estendem-seapós os debates e sessões, ou noite adentro nos infinitos bares e restaurantes da cidade… Explicar o que sou: a atriz, gaúcha, nascida em Pelotas, que vive em Florianópolis e estudou no Rio de Janeiro, representante do curta catarinense, correspondente do E-cult mídia ativa, fez sentir-me mais uma vez orgulhosa de ser artista, de estar aqui, de ser brasileira… Mas não adianta…sempre sou e serei pelotense…É preciso preservar este bairrismo também, tanto quanto preservam os casarões antigos daqui, tanto quanto o fazem os mineiros, tanto quanto devemos preservar o patrimônio audiovisual é crucial preservar nossa cultura, nossas humanas raízes.

Quem quiser acessar o site da Cineteca Mexicana o link é: www.cinetecanacional.net

Para ver o que aconteceu e ainda está acontecendo neste último dia de CineOP os links são: http://www.cineop.com.br/

http://www.flickr.com/photos/universoproducao/collections/72157629659477406/

@universoprod